Dia Internacional
da Mulher

Shaktis avançam como líderes na Era de Aquário

Por Shabad Kaur – www.3ho.org – Yogic Living

Tradução: Lais Guru Suroop Kaur 

            “Uma coisa de que a mulher tem que se lembrar é que, qualquer que seja o tempo e a situação, ela tem que ser uma líder criativa.” Yogi Bhajan  20.07.84

            Grandes ventos de mudança estão surgindo ao nosso redor, derrubando as estruturas patriarcais e criando uma verdadeira mudança de consciência. Podemos tentar nos esconder destas forças ou dar um passo à frente para exigir nosso poder, seguindo adiante e nos unindo às forças da mudança para chegar a novos lugares de confiança e empoderamento.

            Quais são as forças únicas que as mulheres trazem à mesa, como líderes?

Palavras que penetram no coração

            Primeiro de tudo, a habilidade de comunicar conscientemente.

            “Você quer ser uma líder, você deveria ser uma líder. Mas a habilidade que faz de você uma líder é quando sua palavra é efetiva. Ela alcança o coração da outra pessoa. A outra pessoa a entende profundamente, a aceita e, então, tem a coragem de segui-la. Esta espécie de líder é necessária. Isto vive”. Yogi Bhajan – 05.04.95

            Um ano, durante o Solstício de Inverno, no Ashram Baba Siri Chand, na Flórida, eu estava servindo na cozinha, enquanto Yogi Bhajan estava discutindo a programação oferecida no Acampamento das crianças, no site do Solstício. Alguém mencionou que eles estavam planejando o arqueiro como uma das atividades para as crianças. Ele compartilhou: “eu aperfeiçoei o arqueiro quando criança para que minhas palavras pudessem penetrar no coração das pessoas”

            De fato, a postura do Arqueiro (Vibhradasana) é uma metáfora ajustada para a incorporação da líder Shakti.

– Avançando à frente, alcançando o futuro, superando desafios pessoais ou situacionais

– Segurando a corda para trás para sustentar a base do arco (intenção, comunicação) perto de um coração despertado.

– Pernas e pés ativos, profundamente enraizados na terra

– Coluna alongada, alcançado o céu através do chakra da coroa.

– O finito tornando-se infinito

Inclusão

            Outra qualidade da liderança feminina é a habilidade de ver as coisas em um círculo, mais além da perspectiva linear masculina. Isto permite expansão constante, inclusão de novas idéias e uso criativo de recursos. Se considerarmos processo versus produto, para as mulheres, o processo é quase sempre o produto.

            Nos Círculos de Sabedoria de muitas culturas tribais e especialmente das culturas matriarcais, este processo cria uma forma de mandala. Quando as pessoas compartilham em um Círculo de Sabedoria, não há interrupção, nem correções ou remédios oferecidos. É sobre crescimento a partir de diversas perspectivas que é compartilhado. O processo requer respeito e resultados no nascimento de relacionamentos aprofundados, conexões aumentadas e confiança tecida. O grupo começa a reconhecer que, sim, somos um time, somos uma família!

            Em um círculo, ouvir profundamente ocorre enquanto outras vozes, outras opiniões são consideradas antes de prosseguir dentro de uma ação. Um líder fomenta cooperação, que dirigindo a missão ou a tarefa. Ela empodera os outros e cria uma comunidade autêntica. É um estilo de liderar muito Aquariano!

            Para sermos uma líder consciente e efetiva, precisamos sempre nos manter capazes de ensinar. Isto significa estar disposta a crescer…um líder nunca para de aprender, está disposto a deixar o ego de lado e evoluir. Precisamos ser capazes de aplicar nossa sabedoria para elevar alguém. Se há rigidez e apego teimoso, a comunidade não crescerá ou superará o líder.

            Ao contrário, o ditador (historicamente mais frequentemente um macho) configura a estrutura hieráquica controladora temendo que os outros se tornem maiores que ele. Uma Shakti líder projeta o futuro por gerações ( como Yogi Bhajan sempre nos encorajou fazer), inspirando os outros para serem dez vezes melhores que ela. Para fortalecer esta habilidade, é ideal trabalhar fortalecendo a Mente Neutra, especialmente evitando comportamentos traiçoeiros em julgar outras mulheres. Nós não temos tempo para isto e isto termina tirando o poder de todas na situação.

Coragem

            Apelar para a coragem pessoal e liberar a insegurança. Os ensinamentos de Humanologia ensinam que, como mulheres somos onze vezes mais sensíveis que o homem, mas somos também onze vezes mais inseguras.           

“…o líder precisa assumir o risco. Ser líder significa ir do finito para o infinito. Ser líder significa deixar seu ser de lado e pular para todos os lados, Ser líder não significa alcançar algo, mas estender a mão. Há um imenso desconhecido na vida de um líder.” Yogi Bhajan 11.04.1996 

            E, finalmente, cultivar um forte senso de humor para manter as coisas em perspectiva! Um sorriso pode, quase sempre, criar diplomacia em um momento tenso ou constrangedor.

            Enraizar para elevar. Assuma a postura do Arqueiro e responda ao chamado. A respiração fica mais lenta, o foco se apura.

            Encontre caminhos para liderar e lugares para servir. A Mãe Terra precisa de você. As criaturas e as plantas precisam de você. As crianças precisam de você. E vocês precisam umas das outras!

            “A mulher tem uma força básica, é por isto que a Kundalini é chamada o poder da mãe, Se uma mulher puder viver corretamente como uma referência de uma mulher pura, Kundalini Yoga brilhará através dela e, não somente brilhará, mas cada toque dela converterá as pessoas dentro desta experiência. Eles chamam a isto radiância” Yogi Bhajan 29.07.76

.

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.