O Código de Ética e Padrões Profissionais de um Professor de Kundalini Yoga

RELACIONAMENTO PROFESSOR – ALUNO

É responsabilidade do Professor manter um relacionamento profissional com os alunos e com outros Professores. Um Professor reconhece que o relacionamento professor-aluno pode envolver um desequilíbrio de poder, mesmo com um aluno que não mais estiver estudando com ele.

1) Um Professor reconhece a implícita confiança depositada nele por causa do poder único do relacionamento professor-aluno. Um professor conscientemente evita qualquer relacionamento com um aluno que envolva exploração, isto é, ele nunca usa tal relacionamento para ganho ou benefício pessoal.
2) Todas as formas de envolvimento sexual com os alunos são potencialmente antiéticas, mesmo quando o aluno provoca ou consente neste comportamento. Os comportamentos sexuais incluem, mas não se limitam a todas as formas de conversas, gestos e comportamentos sedutores.
3) Um Professor nunca se envolve em assédio, ações e palavras abusivas, coação de alunos ou ex-alunos.
4) Um Professor demonstra uma sensível consideração pelos padrões morais, sociais e religiosos dos alunos e evita impor suas crenças pessoais aos outros.
5) Um Professor percebe que é um veículo para estes Ensinamentos, nunca a fonte deles. Um Professor de Kundalini Yoga não inicia ninguém como um discípulo.
6) Um professor esforça-se por construir nos alunos uma conexão com os ensinamentos e com as suas próprias almas, ao invés de uma conexão com qualquer personalidade.
7) Se um Professor não for capaz de continuar o relacionamento professor-aluno, ele fará esforços para conectar o aluno a outro Professor dentro dos recursos da comunidade globais de 3HO.
8) Um Professor trata toda a comunicação com os alunos com respeito e confidencialidade apropriados.

ESTRUTURA DA AULA

1) Um Professor ensina os kriyas (que incluem posturas, mantras, meditações ou séries) como foram ensinados por Yogi Bhajan, com a exceção de reduzir o tempo das posturas ou providenciar variações das posturas, quando necessário, para acomodar as limitações físicas dos alunos.
2) Um Professor não cria kriyas (posturas, mantras, meditações ou séries). Um Professor não combina os ensinamentos ou práticas de outras linhas de pensamento com um kriya de Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan.
3) Um Professor reconhece que somos parte da Corrente Dourada iniciando cada aula com o Adi Mantra, entoando “Ong Namo Gurudev Namo”, pelo menos 3 vezes. Cada aula termina com a canção “Que o Eterno Sol”.
4) Um Professor é responsável por manter a integridade e o sagrado dos Ensinamentos de Kundalini Yoga.
5) Um Professor não exagera ou descreve enganosamente os benefícios de Kundalini Yoga como ensinada por Yogi Bhajan
6) Em uma aula de Kundalini Yoga o Professor veste roupas brancas apropriadas, modestas e limpas. Uma cobertura branca sobre a cabeça, de tecido natural, é fortemente encorajada para respeitar o compromisso como um Professor e o respeito pelo poder energético de Kundalini Yoga.
7) Um Professor observa a lei yóguica: “Se você vem de mãos vazias, sairá de mãos vazias”, solicitando que os alunos façam uma oferenda antes de cada aula.

PUBLICIDADE E MARKETING

As seguintes diretrizes são construídas para manter a qualidade dos Ensinamentos e para estar em conformidade com todas as regras legais para a representação correta de nossos serviços.

1) Um Professor apresenta de maneira correta suas qualificações e certificações profissionais junto com suas filiações ou patrocínio de alguma (s) organização (ões).
2) Anúncios e folhetos promovendo aulas ou cursos, baseados nos Ensinamentos de Yogi Bhajan, os descreverão e representarão com precisão e graciosidade.
3) Um Professor representará a si mesmo, à 3HO, ao IKYTA e ao KRI verdadeira e precisamente em todas as relações públicas, seguindo as diretrizes estabelecidas por 3HO, pelo IKYTA e pelo KRI para publicidade que refletirão corretamente as missões das organizações.

PROFESSORES EM COMUNIDADE

1) Um Professor apóia o serviço de outros Professores através de comunicação consciente que evita negatividade ou atribuições ofensivas com referência aos esforços de outros Professores.
2) Um professor constrói a unidade da Comunidade Global de 3HO adotando a diversidade, a boa vontade para colaborar e um compromisso de agir para o benefício de todos.
3) Um professor atua como um membro contribuinte integral de todas as organizações de ensino internacionais (e Nacional, quando adequada): 3HO, IKYTA e KRI. Ele atua como um representante das diretrizes éticas e profissionais destas organizações.
4) Cada professor cultiva a integridade ética de nossa cultura como Professores através da obrigação de estar alerta e procurar ajuda, qualquer pessoa envolvida em uma potencial quebra destes padrões, usando o canal organizacional apropriado.

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

1) Um Professor se compromete com uma prática espiritual diária e regular que inclua Kundalini Yoga e Meditação como ensinado por Yogi Bhajan.
2) Um Professor se compromete com o contínuo aperfeiçoamento de seus conhecimentos e habilidades profissionais. Ele preenche todos os requisitos e treinamentos otimizados desenvolvidos e apresentados por 3HO, IKYTA, e pela KRI Aquarian Trainer Academy (e Associações Nacionais, quando apropriadas).
3) Um Professor abstém-se do uso ou dependência de álcool, cigarro, ou drogas (exceto com propósitos médicos). O Professor não permite o uso de álcool, cigarro ou drogas em qualquer curso, aula ou evento de Kundalini Yoga.
4) Na tradição yóguica, um Professor ingere uma dieta vegetariana. Um Professor assegura que uma dieta vegetariana seja servida em qualquer curso, aula ou evento de Kundalini Yoga.
5) Um professor realiza seus serviços de ensino de Yoga de acordo com processos de negócio e de contabilidade reconhecidos.

O objetivo deste Código é ajudar os professores a servir em sua consciência mais pura e proteger nossos alunos, comunidades e organizações Acaso um professor violar as regras deste código, ele ou ela poderá se submeter a decisão do Comitê de Ética e Padrões Profissionais da 3HO IKYTA KRI.. Violações relevantes deste Código (incluindo a alteração dos ensinamentos, ações que podem ser prejudiciais para os alunos, uso de substâncias e/ou abuso) podem resultar na aplicação de medidas disciplinares, incluindo a proibição de representar 3HO, IKYTA, KRI e Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan®, em qualquer capacidade como professor de Yoga Kundalini, perda do título de instrutor de professores KRI e exclusão como Membro do IKYTA (Boa Conduta). Ao assinar este Código de Ética e Padrões Profissionais, eu entendo e concordo que qualquer decisão final envolvendo uma suspensão ou rescisão será um documento público. Um professor é responsável pela conformidade com o código mais atual encontrado em ikyta.org

Por meio deste, concordo em viver e ensinar de acordo com o acima mencionado Código de Ética e Padrões Profissionais da 3HO, IKYTA e KRI de um Professor de Kundalini Yoga.

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.

Mensagem para a Sangat Nacional de Professores

   A AKYM abriu oportunidades aos professores associados que estejam interessados em se voluntariarem na participação de novos projetos.
   Quando desejarem participar de um seva, não esperem nada em troca, mas inevitavelmente ganharão experiência e a alegria do pertencimento. Assim são os professores que dão aulas pela AKYM, eles se projetam e se tornam conhecidos por um grupo muito mais vasto. E, nós, da AKYM, ficamos felizes em dar esta oportunidade aos nossos professores e a unir ainda mais nossa associação.
    O primeiro projeto aberto aos voluntários, é conduzir uma meditação diária, às 18h, no sistema de rodízio, isto é, será realizada uma escala e cada professor voluntário ficará responsável por determinado dia, de acordo com a sua disponibilidade.
    E mais, se você ainda não se animou em participar por dificuldades ou insegurança no uso da plataforma Zoom, a AKYM providenciará uma oficina para esclarecer dúvidas e oferecer treinamento no uso da ferramenta.
  Por fim, a AKYM também está planejando montar grupos de estudos com objetivo de aperfeiçoamento e crescimento aos professores voluntários que estiverem participando dos projetos. Aguarde!!!

A AKYM está com você, a AKYM pensa em você, a AKYM é para você.
Aguardamos sua adesão e seu entusiasmo.