O MESTRE

Siri Singh Sahib Bhai Sahib Harbhajan Singh Khalsa Yogiji


—— Yogi Bhajan, nascido Harbhajan Singh Puri, em 26 de Agosto de 1929, na parte da Índia que se tornou o Paquistão em 1948, era filho de um médico. Passou sua juventude em ambientes privilegiados de escolas particulares e os verões na exclusiva região montanhosa Dalhousie de Uttar Pradesh. Em sua juventude, frequentou uma escola de convento católica.

—— Quando tinha apenas 8 anos começou seu treinamento yóguico com um professor iluminado, Sant Hazara Singh, que o proclamou  Mestre de Kundalini Yoga quando ele tinha 16 anos e meio. Com a idade de 18 anos, liderou 7000 pessoas de sua aldeia, perto do que hoje é Lahore no Paquistão, num trajeto de 325 milhas a pé conduzindo-as para a segurança em Nova Delhi, Índia. Ele chegou somente com as roupas do corpo. Aos indianos desalojados, eram dadas casas na Índia. Assim, logo foi capaz de continuar seu estudo na Universidade de Punjab. Era um bom atleta, jogando hockey e futebol, ganhando o nome de “Muralha da China” dos seus oponentes.

—— Após ter se formado em Economia, ele começou a trabalhar para o Governo Indiano, no Departamento de Imposto de Renda.  Logo depois, ele mudou-se para o serviço alfandegário e tornou-se chefe da Alfândega, no Aeroporto Internacional Palam, agora conhecido como o Aeroporto Indira Ghandi, em Nova Delhi.

—— Em setembro de 1968, deixou a Índia e foi para o Canadá ensinar yoga na Universidade de Toronto. Depois de 9 meses no Canadá, foi a Los Angeles para uma visita de fim de semana. Chegando em Los Angeles praticamente desconhecido, Yogi Bhajan encontrou um número de jovens hippies e imediatamente reconheceu que a experiência da consciência mais elevada que eles tentavam encontrar através das drogas, poderia ser alcançada pela prática da ciência de Kundalini Yoga, enquanto simultaneamente reconstruía o sistema nervoso deles.

—— Quebrando a antiga tradição secular de segredo envolvendo a ciência da poderosa Kundalini Yoga, ele começou a ensiná-la publicamente. Com a ciência de yoga, meditação, filosofia yóguica e aceitação amorosa, ele rapidamente deu aos jovens uma alternativa efetiva para a cultura de drogas predominante. A partir de um início humilde, ensinando primeiro no East West Cultural Center e depois na loja de móveis de um aluno em West Hollywood, o “Yogi” era como um ímã. Alunos acorriam às suas aulas. Logo, ele estava ensinando em faculdades e universidades, incluindo Claremont e UCLA e aceitando convites para ensinar em outras cidades.

—— Em Julho de 1969, a Fundação não-lucrativa 3HO foi estabelecida na Califórnia. O serviço de 3HO (Healthy, Happy and Holy Organization) para a humanidade é através de Kundalini Yoga, da meditação e da ciência da Humanologia que melhoram o bem estar físico e aprofundam a consciência espiritual. Em 1994, 3HO tornou-se membro das Nações Unidas como uma ONG, na condição de consultora no Conselho Econômico e Social, representando questões femininas, promovendo direitos humanos e fornecendo educação em sistemas alternativos de medicina.

—— Viajando extensivamente nos anos 70 e 80, Yogi Bhajan empenhou-se incansavelmente em instruir, elevar e iluminar a todos que encontrasse. Sua mensagem básica era: “É seu direito de nascença ser saudável, feliz e divino.” Muitos livros e músicas têm sido criados baseados em seus ensinamentos.

    ​Ao se tornar Mahan Tântrico (único Mestre de Tantra Yoga vivo) em 1971, ele conduziu  workshops em cidades no mundo inteiro. Em 1987, tranformou estes workshops em vídeos, chamando-os de cursos “Renovar para tornar-se novo”, que continuaram a ser dados no mundo inteiro. Em 1973, Yogi Bhajan fundou a 3HO Super Health, um programa de reabilitação de drogas, sem o uso de drogas, de sucesso notável, combinando a comprovada sabedoria yóguica do Oriente com a moderna tecnologia do Ocidente. Em 1973, esse Programa distinguiu-se entre os 10 melhores programas de tratamento nos EUA.

—— Coerentes com seu compromisso inicial, “eu não vim para reunir alunos, mas para treinar professores”, a International Kundalini Yoga Teachers Association” – IKYTA (Associação Internacional dos Professores de Kundalini Yoga) e o KRI Kundalini Research Institute (Instituto de Pesquisas Kundalini) mantém cursos para formação de professores através do mundo.

—— Um Sikh profundamente devotado, com sua inspiração e exemplo motivou milhares de pessoas a abraçar o estilo de vida Sikh. Através de seu esforço pessoal, Sikh Dharma foi legalmente incorporado e oficialmente reconhecido como uma religião nos EUA em 1971. Em reconhecimento a seu extraordinário impacto em difundir a mensagem universal do sikhismo, o Presidente do SGPC (corpo governante dos Templos Sikhs na Ìndia), Sant Charan Singh o chamou de Siri Singh Sahib, Chefe Religioso e Autoridade Administrativa para o Hemisfério Ocidental. Na ocasião, lhe foi dada a responsabilidade de criar um hemisfério Sikh no Oeste pelo Akal Takhat, o local Sikh da autoridade religiosa em Amritsar, Índia. Foi honrado com o título de Bhai Sahib pelo Akal Takhat, em 1974.

—— Graduado em Economia pela Universidade de Punjab (1952) e um empreendedor astuto, encorajou os seus alunos a começarem os seus próprios negócios. Num dos primeiros empreendimentos, colocou sua famosa receita na moda e é agora uma das principais companhias de chá no mercado de alimentos saudáveis nos EUA e Europa, o Yogi Tea. Tornou-se um consultor de negócios de confiança para 14 corporações mundiais, representando indústrias tão diversas quanto indústrias de alimentos saudáveis (KIIT Golden Temple Foods), sistemas de computação (Sun and Son) e serviços de segurança (Akal Security). Conduziu seminários empresariais e escreveu vários livros para guiar o empreendedor aspirante, assim como o executivo experiente.

—— Foi um incansável defensor dos direitos das mulheres e acreditava serem as mulheres a espinha dorsal da sociedade e, desde 1972, quando inaugurou o primeiro dos Acampamentos anuais de Mulheres, ensinou tecnologia para tranformar “galinhas em águias.” Yogi Bhajan criou a ciência da Humanologia e, em 1980, ganhou o seu Ph.D com seu trabalho sobre “Comunicação: Liberação ou Condenação.”

—— Harbhajan Singh Khalsa Yogiji, conhecido por Yogi Bhajan por milhares de adeptos pelo mundo inteiro, deixou seu corpo físico no dia 6 de outubro de 2004, com 75 anos.

Seu Lema:

"Se você não consegue ver Deus em tudo, não consegue ver Deus de forma alguma."

Seu Credo:

"Não é a vida
que importa,
mas a coragem
que você traz a ela."

Seu Desafio
aos Alunos:

"Não me amem,
amem os meus ensinamentos. Tornem-se dez vezes melhores do que eu."

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.