Os 10 Corpos

CORPO 1

A Alma

Por Guru Suroop Kaur

   A alma é a razão de estarmos nessa caminhada terrena. Somos nós, verdadeiramente, atravessando esta vida para aprendermos lições, buscarmos nosso aperfeiçoamento para voltarmos à nossa casa espiritual. Viemos “afinar” nosso instrumento para poder voltar à unidade com a grande orquestra universal.

             A alma é a razão de estarmos nessa caminhada terrena. Somos nós, verdadeiramente, atravessando esta vida para aprendermos lições, buscarmos nosso aperfeiçoamento para voltarmos à nossa casa espiritual. Viemos “afinar” nosso instrumento para poder voltar à unidade com a grande orquestra universal.

                Conectamo-nos com a alma quando temos o coração aberto. Assim, a dicotomia que se apresenta para o corpo da Alma é: Cabeça x Coração.

                Deus nos deu a mente como um meio de comunicação e conexão com Ele, como nos ensina Yogi Bhajan. Mas, a mente pode se perder e trocar a conexão infinita por conectar-se com o ego ou com as coisas materiais. Assim, se queremos equilibrar esta energia, devemos permitir que o coração sempre seja o guia de nossa cabeça.

                Este conceito está inserido, inclusive, nos ensinamentos de Kundalini Yoga sobre alinhamento postural. Guru Prem em seu livro, Alinhamento Divino, coloca este conceito como chave, na execução das posturas,  para manutenção da circulação da energia, da preservação da saúde física e da elevação espiritual. O umbigo sustenta o coração e o coração comanda a cabeça, ou ainda, a cabeça segue o coração.

                “ A pélvis é o alicerce sobre o qual o coração se apóia, permitindo ao coração dar suporte à cabeça. Seja umbilicalmente centrado, de coração aberto e com a cabeça vazia. Idealmente, o coração governa, o umbigo organiza o alinhamento postural e a cabeça fica livre de tagarelices inúteis, focada na respiração e nos mantras.” Guru Prem (Alinhamento Divino).

                Guru Nanak representa o Corpo da Alma. Se você ler no nosso blog a sequência sobre a vida dos Gurus, publicada anteriormente, aprenderá muito sobre as energias que cada Guru representa.

                O número 1 representa inovação, novas experiências, originalidade porque, para nossa alma, quanto mais experiências, mais aprendizagem. Guru Nanak nos dá em sua vida muitos exemplos de inovação. Conta-se que, em sua visita à Meca, Guru Nanak deitou-se, colocando seus pés em direção à Meca, o que era considerado inadmissível e desrespeitoso. O segurança tentava virar o seu corpo e o corpo girava com os pés apontando para Meca. Depois de algum tempo, Guru Nanak pergunta ao segurança:

– Por que meus pés não podem se voltar para Meca?

– Porque Deus lá está, respondeu o homem.

Guru Nanak replicou:

– Então, me diga onde Deus não está para eu poder colocar os meus pés nesta direção.

                Outro atributo desta energia é a humildade. A alma precisa aprender lições e quem precisa aprender tem que partir do ponto de que nada sabe. Se nos perdermos no ego e achar que sabemos tudo, não receberemos nenhuma lição. Humildade está muito presente na vida de Guru Nanak, como um exemplo desta qualidade.

                O Corpo da Alma se relaciona com o primeiro chakra, o que parece um paradoxo. Algo tão sutil, como a alma, relaciona a algo tão denso como o primeiro chakra? O funcionamento dos 10 corpos diz respeito à alma em um corpo, não à alma como um agente livre. Para realizar as experiências, a alma precisa de raiz e é isto que o primeiro chakra lhe dá. O primeiro chakra também assinala o ponto de partida para a viagem de volta ao espírito, o que chamamos iluminação, ou subida da Kundalini. A alma precisa de um ponto de partida nesta aprendizagem, num corpo denso.

Para que possam fazer um diagnóstico de como anda este seu corpo, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– relacionar-se com a vida e com os outros a partir do coração
– equilibrar pensamento e emoção
– amorosidade e compaixão
– independência
– originalidade
– iniciativa

Em desequilíbrio:
– muito “cabeça” ou excessivamente emocional
– dependente
– falta inspiração
– coração fechado, egoísmo
– visão de túnel

                A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 1 é:  “Vivo em gratidão, alegria criativa e compaixão e estou feliz sentindo o fluir de minha alma.”

– Recitar o Japji de Guru Nanak, diariamente, por 1000 dias.

– Ásanas ou exercícios que enraízam e trabalham o primeiro chakra também são ferramentas para equilibrar este corpo: corvo, mulbandha são alguns exemplos.               

Outras sugestões de kriyas e meditações:
– Série de Exercícios para Equilibrar Cabeça e Coração Manual Kundalini Yoga para Juventude e Alegria – página 52
– Tecnologia para o Corpo da Alma – kriya e meditação – livro Ondas de Cura De Siri Atma Singh Khalsa – páginas 111 a 121
– Kriya: A Essência do Ser – Manual Trabalho Interior – página 29
– Kriya : O Alicerce para o Infinito – Manual Trabalho Interior – página 31
– Meditação: Três meditações para o Centro do Coração – Manual de Meditação para Estudantes Intermediários – página 28
– Meditação para abrir o coração – Manual Professor Aquariano – Parte prática – página 110
– Meditação: Hast Kriya – Earth to Heavens – Manual Reaching me in me – página 54
– Na área de associados, você encontrará um kriya especial para abrir o coração.

Se quiser bom resultado, pratique por 40 dias o kriya ou meditação escolhidos.

CORPO 2

A Mente Negativa
ou Protetora

Por Guru Suroop Kaur

   O Corpo 2 é a Mente Negativa ou Protetora, que é a mente de sobrevivência porque nos coloca num estado de alerta para percebermos os perigos e as desvantagens de uma situação. Em equilíbrio, ela nos diz onde podemos colocar os nossos pés com segurança, protegendo-nos de entrar “em fria”.

                O Corpo 2 é a Mente Negativa ou Protetora, que é a mente de sobrevivência porque nos coloca num estado de alerta para percebermos os perigos e as desvantagens de uma situação. Em equilíbrio, ela nos diz onde podemos colocar os nossos pés com segurança, protegendo-nos de entrar “em fria”.

                A Mente Negativa é o segundo estágio na caminhada da alma “de volta para casa”. Com ela, temos que aprender quem somos, a partir da identificação de quem não somos e os relacionamentos são a oportunidade para isto. A Mente Negativa em equilíbrio nos permite caminhar em segurança através dos relacionamentos com outras pessoas.

                A frase que caracteriza o Corpo 2 é desejo de pertencer. Este desejo de pertencer, muitas vezes, é direcionado para algo, para alguém ou para um grupo. Podemos dizer que o 2 é o número do relacionamento e está relacionado ao segundo chakra, que nos traz o desejo de associação com outra pessoa. Em equilíbrio, o 2 promove muita harmonia nos relacionamentos. O desejo de pertencer nunca será satisfeito com os relacionamentos externos. Ele só encontrará plenitude e satisfação quando se voltar para “pertencermos à nossa própria alma”. E esta é uma lição que o 2 nos propõe: relacionarmos com a alma, com a nossa essência, com nosso Sat Nam. Os relacionamentos externos são experiências de nossa alma para aprender sobre fusão, mas, eles só conseguirão ser plenos e felizes se antes tivermos aprendidos a pertencer a nós mesmos. Em desequilíbrio, o desejo de pertencer leva a pessoas a relacionamentos dependentes e com desequilíbrio de papéis, abuso, onde a harmonia não pode emergir.

                A qualidade do 2 é a obediência e quem exemplificou esta qualidade em sua vida foi Gur Angad, o segundo Guru. Na história da Vida dos Gurus, que você encontrará no blog da AKYM, você conhecerá como Guru Angad obedeceu a um pedido sem lógica e razão, feito por Guru Nanak, sem argumentar e que o levou a ser proclamado o sucessor de Nanak. Lembrando que Guru Nanak representava para Guru Angad o farol no caminho espiritual, a obediência que temos que aplicar é em relação à nossa alma. Ouvir a direção que ela nos dá e obedecer através da intuição porque este é o caminho de nosso destino.

 Para que possam fazer um diagnóstico de que como está sua Mente Negativa, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– nos relacionamentos aprecia e respeita os limites da individualidade
– contido no próprio ser
– cria harmonia nos relacionamentos
– focado, atende aos avisos de perigo da Mente Negativa e os analisa
– detalhista
– sabe calcular os riscos para agir com segurança

Em desequilíbrio:
– excessivamente dependente dos relacionamentos, apegado
– “saco sem fundo” na exigência da atenção do outro, carente
– excessivamente protetor, paralisado nas ações por ver perigo em tudo
– ou sem escutar os perigos, se lança, impulsivamente, em situações e relacionamentos destrutivos

                 A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 2 é:

Sempre me conecto com meu Ser superior, não atuo cega e impulsivamente e obedeço aos limites.
– Meditação para a Mente Negativa – Livro A Mente, página 153
– Kriya Transformação da Energia Sexual – Manual Sadhana Guidelines página 140
– Meditação Hari Shabad, na área de Associados deste site
– Kriyas de Vênus – O Professor Aquariano, página 126
– Ong em Virásana – Manual Praana, Praanee, Pranayama – página 37
– Kriya: Removendo Negatividade e Tensão, na área de associado deste site
– Capítulo 2 – Intuição e Insight do Manual Transformation – vol 2, páginas 16 a 27

CORPO 3

A Mente Positiva
ou Projetiva

Por Guru Suroop Kaur

   Em sucessão à Mente Negativa, a Mente Positiva vem para mostrar todas as oportunidades e vantagens que uma situação oferece. Ela quer saber quais possibilidades terá e, assim, sempre avalia e enxerga os pontos positivos de cada situação.

                 O corpo 3 corresponde ao segundo passo no processo de pensamento. Como vimos no post anterior, diante de uma circunstância, o Corpo 2, ou Mente Negativa, aparece em primeiro lugar porque é a mente de sobrevivência. Em seguida, deve entrar a Mente Positiva.
                 Em sucessão à Mente Negativa, a Mente Positiva vem para mostrar todas as oportunidades e vantagens que uma situação oferece. Ela quer saber quais possibilidades terá e, assim, sempre avalia e enxerga os pontos positivos de cada situação.
                 Como ela é capaz de ver todas as possibilidades, ela sempre tem um impulso para ação, daí o nome de Projetiva: “ela empurra para a ação”.
                 A Mente Positiva e a Mente Negativa estão muito próximas e, quando em desequilíbrio, uma pode intensificar o pior da outra. Por exemplo, se você “emperrar” o processo e ficar só analisando a negatividade, a Mente Positiva, ao invés de contrapor-se a isto, intensificará a negatividade, achando argumentos e exemplos para isto. Outro exemplo, quando a Mente Positiva recusa ouvir os avisos da Mente Negativa se torna muito impulsiva e age em situações cujas conseqüências serão desastrosas, como fazer um investimento maior que seus recursos do momento.
                 O Corpo 3 tem que resolver uma questão básica: diabólico x divino. Porque o 3 tem uma grande capacidade de ver possibilidades,  ele pode ir além e criar ilusões. Junto com o poder do terceiro chakra, nosso centro de vontade e força, ele tem uma grande poder de convencer e pode criar uma ilusão para a outra pessoa, com o intuito de obter alguma vantagem, o que chamamos de manipulação. Este é o lado diabólico do 3. É muito fácil encontrar exemplos deste lado do Corpo 3 em nossa sociedade e cultura. A grande mídia, cada vez mais, é um perfeito exemplo do uso do 3 desta forma equivocada – ela mostra somente o lado da questão que serve a seus interesses, afastando-se do objetivo de informar e permitir que as pessoas reflitam e decidam usando seus valores e ampliando sua consciência. O lado divino aparece quando ele conecta seu poder ao poder divino, sabendo que é parte deste fluxo e usando sua capacidade de convencer para elevar as pessoas.
                 Em equilíbrio é uma energia muito positiva, muito alegre, muito social e de elevação.
    O 3 precisa de leveza: como vê muitas oportunidades pode querer agarrar todas elas e se sobrecarrega. Sobrecarregado e sob estresse perde toda leveza e alegria que lhe são peculiares.
    A qualidade do 3, exemplifcada na vida de Guru Amar Das, é a igualdade (leia no blog da Akym o post sobre a vida dos Gurus). Um 3 considera todas as pessoas iguais e as trata desta forma, isto porque, ao enxergar as possibilidades, vai além da visão limitada das aparências e, provavelmente, consegue ver a luz de cada alma!                                 

Para que possam fazer um diagnóstico de que como está sua Mente Positiva, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– positividade, vê beleza e potencial em tudo e todos
– gosta de desafios porque gosta de testar as possibilidades
– gosta do convívio com outras pessoas, divertidos socialmente
– trata todos com igualdade
– encontra facilmente soluções para si mesmo e para os outros
– bons cozinheiros

Em desequilíbrio:
– impulsivo ou paralisado, se enredado pela Mente Negativa
– cria ilusões para si mesmo, não valorizando seu próprio potencial criativo – baixa autoestima
– manipula situações e pessoas para obter vantagens
– excessivamente preocupado

    A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 3 é: 

    Eu vejo o lado espiritual, a beleza em cada pessoa e a bondade do Universo em cada situação. Eu permito que o poder do Infinito flua através de mim e guie minhas ações

– Todos os kriyas que trabalham o umbigo, por exemplo, Nabhi Kriya – Professor Aquariano página 19
– Respiração de Fogo
– Meditação para Prosperidade com o mantra Har – Professor Aquariano, página 113
– Meditação para a Mente Positiva – livro A Mente – página 154
– Kriya e Meditação para a Mente Positiva – livro Ondas de Cura – páginas 135 a 147
– Meditação: Antidepressão e Sincronia do Cérebro – Manual Transformação vol. 1

CORPO 4

A Mente Neutra
ou Meditativa

Por Guru Suroop Kaur

   A Mente Neutra é a mente calma que se desenvolve com a meditação, daí o seu nome de Neutra e Meditativa. Através da meditação, o processo de perceber os pensamentos acontecendo no “pano de fundo” é aperfeiçoado, sem gerar reação. Eles estão lá, mas não perturbam as ondas da mente e, assim, a intuição pode aflorar, fornecendo uma solução em poucos segundos.

               O Corpo 4 é a última etapa no processo do pensamento. É a etapa que coroa a tomada de decisão sobre o assunto. E esta decisão ocorre em apenas nove segundos!

                A Mente Neutra avalia os dados trazidos pela Mente Negativa sobre as desvantagens/perigos da situação; em seguida, avalia os dados trazidos pela Mente Positiva sobre vantagens/oportunidades e soma a isto um componente intuitivo que permite que a decisão/conclusão entre como um raio – rapidamente e sem dualidade!

                A Mente Neutra é a mente calma que se desenvolve com a meditação, daí o seu nome de Neutra e Meditativa. Através da meditação, o processo de perceber os pensamentos acontecendo no “pano de fundo” é aperfeiçoado, sem gerar reação. Eles estão lá, mas não perturbam as ondas da mente e, assim, a intuição pode aflorar, fornecendo uma solução em poucos segundos.

                Yogi Bhajan nos ensina que, se a decisão não vier em nove segundos, a partir daí, a mente pode se perder em racionalidade e a decisão não será alinhada com a alma.

                Assim, quando este corpo está em desequilíbrio, a pessoa terá dificuldade de tomar decisões, ou corre o risco de tomar decisões equivocadas.

                Como a Mente Neutra soma os dados trazidos pelas Mentes Negativa e Positiva com a sabedoria da intuição, ela nos dá uma visão ampla. Ela enxerga os argumentos de todos os lados e tenta nos levar a uma decisão onde vencer-vencer ocorra, onde todos os lados sejam beneficiados. Esta visão ampla conduz também a um entendimento de que tudo ocorre como tem que acontecer e que, mesmo uma situação desfavorável, é uma oportunidade de aprendizagem para nossa alma.

                Ela se relaciona com o quarto chakra com suas qualidades de amor, compaixão, humildade e serviço e Guru Ram Das, o quarto Guru, em sua vida, nos ensina na prática como incorporar estas qualidades (veja no blog da AKYM o post sobre a Vida dos Gurus).

                Como já colocamos ao analisar o Corpo 1, a intuição tem a ver com o coração aberto, pois isto permite que a alma se manifeste em sussurros, nos indicando para onde seguir.

                Se a visão e as qualidades do quarto chakra são mantidas, isso traz a energia do Conselheiro e a pessoa, geralmente, é procurada para fornecer orientação e conselhos.

                Quando em desequilíbrio, a pessoa perde a visão ampla, se fixa rigidamente em um ponto, sendo extremamente teimosa, perdendo essa habilidade de aconselhar.

                Outro aspecto do Corpo 4 em equilíbrio é o trabalho voluntário, feito desinteressadamente. Os 4 também são trabalhadores incansáveis. Assim, em desequilíbrio teremos uma pessoa muito egoísta que não quer ajudar ninguém ou uma pessoa que quer ajudar demais para ser reconhecida.

Para que possam fazer um diagnóstico de que como está sua Mente Neutra, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– organização, gosta de estruturar seu mundo
– orientação para o trabalho
– espírito humanitário – expressa amor, compaixão
– humildade
– neutralidade
– estável, confiável, seguro
– facilidade de tomar decisões

Em desequilíbrio:
– Visão estreita
– Inflexibilidade, teimosia
– Coração fechado, insensibilidade
– Severo, julgador
– Dificuldade de tomar decisões
– Egoísmo, não gosta de servir

                A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 4 é:

                Vejo significado e propósito em todas as minhas experiências que aí estão para me ensinar algo. Através de meu coração compassivo, vejo claramente e com neutralidade o jogo da vida. Sirvo com uma atitude de gratidão.

– Qualquer meditação ajuda a Mente Neutra
– Meditação para a Mente Neutra – livro A Mente, página 154
– Kriya e Meditação para o Quarto Corpo – livro Ondas de Cura, páginas 150-159
– Meditação sem Pensamentos – Manual Transformação – vol. 1 – página 69
– Kriya Equilibre a Mente I – Manual Transformação – vol. 1 – pag. 108
– Kriya Equilibre a Mente II – Manual Transformação – vol. 1 – pag. 110

CORPO 5

O Corpo Físico

Por Guru Suroop Kaur

   Dos 10 Corpos Espirituais, o Corpo 5 é o único visível para nós. Ele é muito importante, é o núcleo dos outros nove corpos, pois é nele que os outros corpos se manifestam para ajudar a nossa alma a trilhar o seu caminho e alcançar o seu destino. Quando o Corpo Físico não está bem, os outros corpos também carecem de funcionar no seu melhor.

                 Dos 10 Corpos Espirituais, o Corpo 5 é o único visível para nós. Ele é muito importante, é o núcleo dos outros nove corpos, pois é nele que os outros corpos se manifestam para ajudar a nossa alma a trilhar o seu caminho e alcançar o seu destino. Quando o Corpo Físico não está bem, os outros corpos também carecem de funcionar no seu melhor.
                 Hoje em dia, há tanta informação sobre como manter a saúde física que o excesso de conhecimento acaba nos confundindo. Vamos desde o excesso de exercícios até uma vida sedentária. Oscilamos entre uma dieta da moda e uma mistura de tendências que não leva a lugar nenhum. Isto, obviamente, se você não teve a bênção de ter um mestre como Yogi Bhajan, que nos deixou legados preciosos sobre estilo de vida, alimentação, humanologia e yoga. 
                 O Corpo Físico trabalha bem quando você se guia por uma palavra: equilíbrio. Excessos ou faltas não nos levam a uma saúde plena como: fazer muito exercício versus não fazer nenhum; comer demais versus restringir demais a alimentação; muita atividade versus inércia, etc.  A solução está em filtrar as informações, usar a auto-observação e a intuição para alcançarmos o caminho do meio. Como saúde física está na moda, é muito importante não esquecer que somos seres únicos, com experiências únicas, vivendo momentos únicos, portanto nem tudo que serve para todos, servirá para você. A prática de Kundalini Yoga lhe dá intuição e a intuição é a voz que indica o melhor para você. Esteja atento!
                 O Corpo Físico, por ser denso, poderia ser uma “limitação” para a nossa alma, por isso o 5 gosta, aprecia e luta pela liberdade. Viajar, mudanças estão nas atividades prazerosas para este Corpo. Em desequilíbrio, isto pode se refletir em falta de disciplina, tão importante para manter a saúde física. Esta falta de disciplina pode se manifestar tanto como preguiça de seguir uma rotina de exercícios ou dieta saudável, como falta de capacidade de manter as coisas em ordem. 
                 Como está ligado ao quinto chakra, um cinco em equilíbrio apresenta a habilidade de expressar-se, daí sua relação com a figura do professor, aquele que ensina pela palavra, pela dedicação  e pelo exemplo, de onde vem a frase que caracteriza este corpo: Meio Humano, Meio Divino. Em equilíbrio, gosta de compartilhar conhecimentos e experiências e tem a capacidade de alcançar o que as pessoas precisam aprender e é capaz de sacrificar seu tempo e suas atividades para isto. Sacrifício é uma capacidade deste corpo, no sentido que ele é capaz de se sacrificar por algo que acredita dará bons frutos no futuro. Veja a história de Guru Arjan para entender como ele se sacrificou para que a fé permanecesse acesa.
                 Exercícios aeróbicos e alternar tempos de atividade com relaxamento são fundamentais para o Corpo 5. 

    Para que possam fazer um diagnóstico de como anda este seu corpo, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– ensinar o que sabe
– expressar-se bem, podendo ter sucesso em atividades docentes ou de negócios
– gostar de liberdade
– adaptar-se bem às situações e lugares
– ser capaz de se sacrificar por um ideal, ou projeto.

Em desequilíbrio:
– não gostar de ensinar
– ter problemas para expressar-se oralmente
– indisciplina
– incapaz de sacrificar-se por algo
– dificuldade de terminar o que começa
– inflexível, não se adapta a mudanças.

    A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 5 é: 

    “Todos os aspectos de meu ser e de minha vida estão em equilíbrio. Eu reconheço profundamente o sagrado de todas as experiências e compartilho esta consciência com os demais.”

    Entoar mantras ´faz muito bem ao Corpo 5, por causa de sua associação com o quinto chakra.
    Respiração de Fogo

    Outras sugestões de kriyas e meditações: 

– Kriya Aeróbica do Har – Manual Transformação – vol. 1 – página 118
– Kriya Estimulando o Metabolismo – Manual Transformação – vol. 1 pag. 123
– Tecnologia para o Corpo 5 – livro Ondas de Cura – páginas 160-171
– Kriya para Metabolismo e Relaxamento – Manual Mantenha-se – página 21
– Kriya Soltando a Tensão do Guerreiro – Manual Trabalho Interior – página 39
– Exercícios para criar um corpo livre de doenças – Manual Reaching Me Within Me – página 15
– Meditação dentro do Ser – Professor Aquariano – exercícios – página 107
– Meditação Curando os Corpos Físico, mental e Espiritual –  Manual Autoexperiência – pág. 37
– Meditação Naad para Comunicar-se a partir da Totalidade – livro A Mente – página 175
– Meditação para Alinhamento Central – livro A Mente – página 172

CORPO 6

Arco de Luz

Por Guru Suroop Kaur

    O arco de luz ou a linha de arco. O Corpo 6 é o núcleo da Aura e é nosso primeiro corpo luminoso. É um halo de luz, que vai de orelha a orelha, que vemos representado na figura dos santos e santas. 

 

                 O Corpo 6 é o núcleo da Aura e é nosso primeiro corpo luminoso. É um halo de luz, que vai de orelha a orelha, que vemos representado na figura dos santos e santas. 
                 Todos nós temos esse Arco de Luz e as mulheres possuem mais um, que vai de seio a seio. Isto porque este corpo está relacionado com proteção e a criança, sendo amamentada, está sob a proteção deste arco.
                 Há uma coisa interessante neste corpo. Ele se relaciona ao sexto chakra que, por sua vez, se relaciona com a glândula hipófise ou pituitária. Tanto a representação do chakra como a estrutura anatômica da glândula apresentam uma configuração dual: o chakra é representado por 2 pétalas e a glândula possui dois lóbulos. Então, a Linha de Arco forte está aí para integrar a dualidade e a polaridade. Integridade é uma qualidade deste corpo. Integridade significa que não há divisão, está tudo inteiro e integrado, principalmente pensamento, palavra e ação e isto fortalece a Linha de Arco. Esta visão do todo permite que a pessoa tenha uma visão e ação estética apuradas.
                 Se você está inteiro numa situação, podemos dizer que tem Foco, Concentração. Quando você tem foco, você projeta uma intenção absolutamente focada e sem dualidade e o Universo não tem como não atendê-lo. Isto é o que chamamos Poder de Oração do Corpo 6 e é por causa desta capacidade que o vemos representado, como dissemos antes, nas figuras de santos e santas. Nossa oração e nosso Arco de Luz às vezes são fracos por ser difícil nos livramos da dualidade cultural /religiosa na qual crescemos. Se projetamos prosperidade, por exemplo, imediatamente vem uma vozinha interior infantil: “ nossa, você já tem muito, se pedir mais, Deus pode castigar e lhe tirar tudo”. Dualidade formada, Linha de Arco Fraca, Poder de Oração sem força para realizar. Yogi Bhajan nos ensina que a oração da mãe é a oração mais forte do Universo. Realmente, qual mãe tem dualidade quando pede pelos seus filhos?
                 Outro aspecto do Corpo 6 é Proteção. Yogi Bhajan nos diz que temos “antenas” neste corpo. A imagem que me vem à mente é a de um “radar eficiente” que capta, não só as informações do mundo visível, mas também as sensações, percepções e energia que não vemos. Os dados são processados por um computador central (glândula hipófise, sexto chakra) e a conclusão nos aparece sob a forma de Intuição. A Intuição lhe dá proteção, pois permite que desvie dos perigos e aproveite as oportunidades que vêm à frente. Com o Corpo 6 forte, as pessoas gostam de proteger os outros, principalmente sendo muito ligada à família.
                 Um último aspecto é Justiça. Curiosamente, a justiça é representada por uma balança de dois pratos equilibrados. Assim, o Corpo 6, com sua capacidade de integrar a dualidade, não gostará de ver um dos pratos em desequilíbrio em relação ao outro. O 6 gosta de Justiça.
                 Bem, quando este corpo estiver em desequilíbrio teremos dualidade e pouco foco. Com pouco foco, fraco poder de projeção. E quem não conhece um geminiano(a), nascido em junho, que gosta de ficar com um pé em cada canoa, incapaz de resolver entre as duas e acabando afogado num mar de dúvidas e dualidade? Perdido na dúvida, o foco se vai, a projeção da oração é fraca, o radar não funciona, a proteção também se vai. 
                 O Corpo 6 está ligado ao Sistema Imunitário, que é o sistema de proteção do corpo. Quando a Linha de Arco está fraca, a pessoa terá uma tendência de adoecer mais facilmente.
                 Quem representou em sua vida as qualidades do sexto corpo foi Guru Hargobind. Leia no blog da Akym a vida de Guru Hargobind para entender melhor as qualidades deste corpo.

Para que possam fazer um diagnóstico de como anda este seu corpo, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– intuição
– clarividência
– Forte poder de projeção
– Sensibilidade artística
– Justiça, gosta de “jogo limpo”
– Casa e família
– Gosta de cuidar dos outros
– tem foco e concentração

Em desequilíbrio:
– pensamento, palavra e ação descordenados
– falta concentração
– Sistema Imunitário fraco
– Não mantém palavra e compromisso
– Não tem projeção e proteção

    A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 6 é: 

    “Eu permito integrar o Cosmos em meu corpo e em minha vida. Sou guiado por minha intuição. Sou abençoado com infinitos recursos porque posso usá-los com integridade.”

    Foco no Terceiro Olho.
    Nadi Sodhana- Respiração com Alternância de Narinas

    Outras sugestões de kriyas e meditações: 

    – Kriya para Estimulação de Ajna – Manual Mantenha-se – página 26
    – Comunicação entre os Hemisférios – Manual Trabalho Interior – pág. 14
    – Kriya para Conhecer através da Intuição – Manual Transformation – Vol. 2 página 24
    – Série para Glândula Pituitária – Professor Aquariano – exercícios – pág. 47
    – Respiração de Fogo com a Garra do Leão – Professor Aquariano – exercícios – pág. 61
    – Meditação Resolução Reflexa para Conflitos Interiores – Professor Aquariano – pag.66
    – Meditação para Autobenção e orientação através da Intuição – Professor Aquariano – pág. 115
    – Meditação Fortalecendo sua Intuição Projetiva – Manual Autoexperiência – pag. 45

    – Neste Link do you tube: Meditação para a Linha de Arco e para Limpar os Karmas: https://youtu.be/Jw85MCu3KSw

CORPO 7

A Aura

Por Guru Suroop Kaur

   A Aura é o campo eletromagnético que rodeia o corpo físico nas seis direções: embaixo-em cima, direita-esquerda, frente-trás. Uma aura forte tem três metros em todas as direções e, quando ela está forte, tem a função principal de filtrar a negatividade externa e interna. Por isso se diz que a Aura é um escudo ou uma armadura de proteção.

                 A Aura é o campo eletromagnético que rodeia o corpo físico nas seis direções: embaixo-em cima, direita-esquerda, frente-trás. Uma aura forte tem três metros em todas as direções e, quando ela está forte, tem a função principal de filtrar a negatividade externa e interna. Por isso se diz que a Aura é um escudo ou uma armadura de proteção.
               Vivemos imersos num mar de energia, até os elementos mais densos possuem vibrações.Os pensamentos, então, são fortes vibrações de energia. Assim, quando estamos num ambiente,  estão presentes energias dos pensamentos e da aura das pessoas que ali estão, mas também dos que ali estiveram algum dia, como também a energia dos objetos. Tudo isto pode nos influenciar se não tiver funcionando o filtro seletor da Aura. E, num mundo com tanta energia negativa, seria assustador se não tivéssemos este escudo para nos proteger.
               Como a aura nos protege de que formas de pensamentos, vibrações negativas nos alcancem, ela nos mantém dentro de nossa identidade, de nosso próprio processo de pensamento. Quantas vezes já aconteceu de você sair de casa com “a alma de um passarinho”, leve e feliz e, depois de entrar em algum ambiente, como o de trabalho, por exemplo, mudar completamente de humor, sentindo-se irritado, pesado e negativo? Algo interferiu em seu sistema. Isto pode confundir a sua mente que perguntará: quem sou eu? Aquela pessoa leve e de bom humor, ou esta pessoa, agora, negativa e pesada? Isto causa uma tremenda insegurança e a pessoa tende, então, a se afastar do convívio social com medo de ser influenciada e tende ao isolamento. A influência do ambiente pode ser tal que a pessoa muda de opinião rapidamente, como um camaleão muda de cor para se adaptar ao ambiente. 
    Quando a Aura está forte, ao contrário, a pessoa pode entrar no ambiente mais negativo e, além de não receber influência dele, tem a capacidade de melhorar a  sua freqüência, elevando suas vibrações. Por isso, se diz que uma pessoa com uma aura forte é uma Plataforma de Elevação. Praticamente, estas pessoas são aquelas com quem gostamos de estar, que melhoram nosso humor, só com a sua presença. 
               Outra qualidade da Aura é a projeção. Com uma Aura forte, as coisas de que precisa vêm para você com facilidade. A Aura forte envolve as pessoas que, ao entrar neste campo, intuitivamente sabem o seu objetivo e começam a trabalhar para ele. Você já deve ter vivido uma situação como esta, onde foi a um lugar para realizar algo e tudo se encaixou, fluindo facilmente. 
               Como a Aura é formada pelo movimento do prana no corpo, podemos inferir a sua ligação com a respiração. Uma boa respiração introduz mais prana em nosso sistema, desbloqueia os canais e permite que a Aura se expanda.
               Em desequilíbrio, é muito fácil a pessoa se colocar no papel de vítima e não assumir responsabilidades sobre seus atos. Afinal, ela não tem certeza se foi ou não influenciada pelo externo, já que seu processo mental está confuso e bagunçado pelas interferências!
               A Aura se restaura rapidamente no recolhimento. Momentos de silêncio e solidão são um remédio para o Corpo 7. E, como a música é uma das habilidades do 7, principalmente o canto (que abre o diafragma e a respiração), nestes momentos de recolhimento, escutar/cantar uma música elevada, fortalecerá este corpo.
               O Corpo 7 se relaciona com a inteligência e o lado racional das coisas ou fatos. Por isto, para equilibrar este aspecto, é bom prestar atenção às sensações e aos instintos.

Para que possam fazer um diagnóstico de como anda este seu corpo, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– Seguro de quem é e de seus valores
– Elevado interiormente e eleva a todos
– Bondoso e compassivo
– Sem medo
– Não culpa ninguém pelos seus atos
– Transforma os ambientes para melhor
– Autoestima elevada

Em desequilíbrio:
– Inseguro, tem dúvidas sobre sua identidade e valores
– Muda de opinião de acordo com o externo
– Medo
– Egoísta, não eleva
– Coloca-se como vítima, não assumindo seus atos
– Isolamento
– Baixa autoestima

    A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 7 é: 
    “Eu, amorosamente, me relaciono com meu verdadeiro ser e sinto a segurança e a proteção de minha própria identidade. Sou bondoso e compassivo comigo e com os outros seres”

-Respiração Longa e Profunda
– Respiração de Fogo
– Exercícios de braços
– Cantos
– Comunicações Celestiais

Outras sugestões de kriyas e meditações: 

– Kriya Fortalecimento da Aura – professor Aquariano – página 23
– Aquecimento com Respiração de Fogo – Transformação vol.1 – página 18
– Kriya para Equilibrar a Aura – Transformação – vol. 1 – página 34/35
– Meditação para Equilibrar a Força Circundante – Transformação – vol. 1 – página 39
– Meditação Chi-a Kriya – Reaching me in Me – pág. 63/64
– Kriya para Frequência Eletromagnética – Kundalini Yoga para Juventude e Alegria – pag.12
– Comunicação Celestial:     https://youtu.be/uerO8SRbjXM

Se quiser bom resultado, pratique por 40 dias o kriya ou meditação escolhidos.

Guru Suroop Kaur é professora de Kundalini Yoga, certificada pelo KRI e membro da Teacher Training Academy do KRI, na categoria profissional.  É fundadora do Espaço Alegre Viver, em Ribeirão Preto (SP), um centro dedicado ao ensino de Kundalini Yoga e formação de novos professores. É também terapeuta de Ayurveda, de Jin Shin Jyutsu e de Reiki. Atualmente, é Presidente da AKYM.

Assista uma aula completa de Kundalini Yoga para o fortalecimento da aura com a professora Guru Suroop Kaur:

https://www.youtube.com/watch?v=9T5A3CZxnTY

CORPO 8

Corpo Prânico

Por Guru Suroop Kaur

   O Corpo 8 é chamado Corpo Prânico porque ele se refere à circulação da energia vital (prana) pelo corpo e pela mente. A maior fonte de prana é a respiração. A energia vital circula através de canais sutis, chamados nadis, semelhantes aos vasos sanguíneos que suportam a circulação do sangue.

                 O Corpo 8 é chamado Corpo Prânico porque ele se refere à circulação da energia vital (prana) pelo corpo e pela mente. A maior fonte de prana é a respiração. A energia vital circula através de canais sutis, chamados nadis, semelhantes aos vasos sanguíneos que suportam a circulação do sangue. Se os canais estão livres, desobstruídos, a energia pode circular livremente e o que resulta é uma pessoa cheia de vitalidade e energia e livre de doenças.
                 O prana entra em nosso sistema, principalmente pela respiração, por isto, a força e equilíbrio deste  corpo estão fortemente relacionados a como você respira e a como consegue relaxar as tensões, já que as tensões comprimem e obstruem os canais, dificultando a circulação do prana.
                 Quando a energia prânica está circulando bem e entramos no fluxo livre da respiração: inspirar (preencher)/ expirar (morrer/deixar ir), conectamos e confiamos na energia infinita. Com confiança e segurança, sabemos que podemos nos esvaziar que o Universo nos preencherá dos recursos de que precisamos no momento. O medo da carência obstrui este fluxo. Por isto a frase: Finito x Infinito resume a polaridade deste corpo e conquistar a mestria dele consiste em respirar livremente, como se flutuasse nas ondas da vida, com plena confiança na lei universal de esvaziar/preencher.
                 Quando este Corpo está fraco, a pessoa sente cansaço e fadiga cronicamente porque não há energia armazenada. Com pouco prana circulando, ou com a energia bloqueada,  o sistema entra em “pane”: as três mentes (Negativa, Positiva e Neutra) não funcionam bem como também o Corpo 6, a Linha de Arco. Com uma Linha de Arco fraca, há dificuldade de atrair os recursos de que precisamos no momento e, assim, está gerado o círculo vicioso do medo da falta e da falta para comprovar o medo, gerando mais medo, etc.
                 O Corpo 8 traz para a pessoa lições sobre poder, dinheiro e cura, até que ela aprenda a encontrar o equilíbrio na manifestação destes temas em sua vida. Pessoas com um 8, em sua numerologia natal, não gostarão de ver seu poder ameaçado e, geralmente, gostam de lidar com dinheiro e de ter algum controle sobre as situações. Quando entram no fluxo infinito, eliminando a necessidade de controlar e o medo de perder, são extremamente generosas e compartilham com os outros seus empreendimentos e sucessos. Ao contrário, imersa na polaridade finita, poderá ser extremamente mesquinha. 
                 Cura também é um tema recorrente, já que as doenças ocorrem quando o prana não pode circular livremente através do sistema. Com um Corpo 8 forte, a pessoa pode curar com sua presença!
                 Como o Corpo 8 traz bastante energia, a pessoa está sempre à frente de empreendimentos e tem a habilidade de guiar os outros.
                 O Corpo Prânico trabalha junto com o Corpo Áurico para eliminar o medo.

Para que possam fazer um diagnóstico de como anda este seu corpo, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– cria riqueza
– cheio de energia e vitalidade
– poder pessoal
– mente executiva
– coragem
– entusiasmo
– bom nos negócios
– cura
– generosidade

Em desequilíbrio:
– medo
– vivencia a escassez
– fadiga e cansaço crônico
– desmotivação
– mesquinho

    A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o Corpo 8 é: 

    “Estou totalmente consciente de minha respiração. Tenho infinitas reservas de energia e vitalidade. Sinto-me completamente relaxado e seguro”

    O remédio para o Corpo 8 é a Respiração.
    Respiração de Fogo
    Respiração Longa e Profunda
    Série Básica de Respiração – O Professor Aquariano pág. 59
    Série de Pranayamas para Energizar – O Professor Aquariano – pag.77
    Exercícios aeróbicos que abrem os pulmões e a respiração.

    Kriya Pulmões Novos e Circulação – Professor Aquariano – pag. 45
    Kriya Aeróbico do Har – Transformação- vol. 1 – Página 118
    Kriya Sahibee Kriya – Manual O Trabalho Interior – página 11
    Kriya Soltando a Tensão do Guerreiro – Manual O Trabalho Interior, pag. 39
    Todas as sequências da meditação caminhando (livro Breathwalk, disponível em www.spiritvoyage.com)
    Meditação Despertando o Curador Interno – O Professor Aquariano – pags. 89-90
    Manual Praana Praanee Praanayama tem muitas meditações para equilibrar o corpo 8 (disponível em  www.loja.editoragobinde.com.br)

                 Na área de associados, você encontrará traduzido para o português, um programa do Breathwalk que poderá usar com seus alunos.                 

                 Se quiser bom resultado, pratique por 40 dias o kriya ou meditação escolhidos.

CORPO 9

Corpo Sutil

Por Guru Suroop Kaur

   De uma maneira simplificada, podemos dizer que o Corpo Sutil é a “biblioteca” de nossas experiências, pois é nele que nossas experiências estão registradas. Estes registros são chamados registros akashicos e Yogi Bhajan nos ensina que este corpo fica como uma bolha sutil entre os pés e o chão.

                 O nono corpo, o Corpo Sutil, acompanha a alma em sua trajetória sendo, como ela, eterno e imortal.
                 Quando a alma encarna, vem envolta no Corpo Sutil; quando chega a hora de partir, o Corpo Sutil envolve a alma para sair do Corpo Físico. 
                 De uma maneira simplificada, podemos dizer que o Corpo Sutil é a “biblioteca” de nossas experiências, pois é nele que nossas experiências estão registradas. Estes registros são chamados registros akashicos e Yogi Bhajan nos ensina que este corpo fica como uma bolha sutil entre os pés e o chão. E é deste conhecimento que deriva o hábito de “curvar-se aos pés do Mestre”, porque, ao fazer isto, podemos assimilar o conhecimento que vem da rica experiência dele.
                 Também é por isto que, numa aula de Kundalini Yoga, diferente de outras linhas de Yoga, os pés dos alunos estão voltados para o professor para que, intuitivamente, ele possa captar o que estas almas em aprendizagem precisam em cada momento. Todos nós, professores, já passamos por uma situação de planejarmos uma aula e, de repente, na presença dos alunos, mudarmos nossa direção.
                 Como o nome deste corpo diz, ele traz sutileza, sensibilidade aguçada para perceber as coisas além do que aparentam. Yogi Bhajan definiu isto como uma visão de raios-X. Por isto, este corpo nos dá proteção porque, podendo ver além das aparências, ele permite ver as situações e pessoas como realmente são e, se for o caso, podemos orientar nossas escolhas pelos dados trazidos através desta visão aguçada. Como o Corpo 9 vê tudo, o visível e o invisível, ele dá Mestria: a pessoa enxerga tudo como realmente é e sabe que tudo está de acordo com o plano divino para a evolução de cada alma.
                 Conselheiro é o arquétipo do Corpo 9, pois como vê a profundidade da alma pode, intuitivamente, orientar a pessoa em direção ao destino dela.
                 Um Corpo 9 em desequilíbrio traz uma visão míope da realidade, já que enxerga apenas o mundo material, aquilo que é visível. Como vê somente a superfície e não enxerga as nuances, energia e sensações de cada situação, corre o grande risco de equivocar-se, tomando decisões erradas. A vida se torna um Mistério, pois está preso a apenas um nível da existência. Mistério x Mestria é a polaridade apresentada por este Corpo.
                 Com um Corpo 9 fraco, a pessoa se torna ingênua e é facilmente enganada pelas aparências. Ela pode ser roubada facilmente, se o ladrão tiver uma boa aparência. A aparência externa é a base para seu julgamento e, assim, o “sexto sentido” não funciona.
                 O Corpo 9 está relacionado à sutileza, delicadeza, sensibilidade e harmonia e isto se expressa tanto na comunicação como também na forma de fazer e apresentar um objeto. Quando está em desequilíbrio, a comunicação é extremamente grosseira e rude. 
                 A sutileza do 9 se expressa  na forma como a pessoa se veste, que é naturalmente elegante e com muita harmonia.
                 Para alcançar o equilíbrio do 9, a melhor tecnologia é fazer algo, ininterruptamente, por 1000 dias, pois só quando repetimos constantemente uma experiência, podemos nos tornar mestres nela.
                 O Nono Guru, Guru Teg Bahadur, representou em sua vida a mestria deste corpo. Para saber mais, leia A Vida dos Gurus, no blog da AKYM.

Para que possam fazer um diagnóstico de que como está o seu Corpo Sutil, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– sofisticação
– sutileza
– refinamento
– paciência
– calma
– serenidade
– sensibilidade
– proteção

Em desequilíbrio:
– agressivo e inseguro
– comunicação rude
– impaciente
– não termina as tarefas
– ingênuo

    A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 9 é: 
    “Eu confio no fluir da vida e, graciosamente, faço a minha parte. Lido com a realidade profunda com muita paciência e calma. Sou o Mestre de meu próprio universo”.

    Tecnologia para o Corpo 9 – Livro Ondas de Cura – pags.210-219
    Kriya Tornando-se um Cristal Limpo – Transformação- vol 1 – pág. 5
    Kriya para fazê-la encantadoramente Bela – Manual Radiance and Victory – pag.58
    Meditação Indra Nittri – O Professor Aquariano – pag.98
    Meditação Gunpati Kriya – O Professor Aquariano – pag. 94

CORPO 10

Corpo Radiante

Por Guru Suroop Kaur

   Esse corpo é uma projeção de luz dourada, além da Aura, ou seja, este corpo nos dá a “presença energética” do Sol. Como irradia luz, nunca absorve escuridão e negatividade, sendo um corpo que dá máxima proteção.

                 Esse corpo é uma projeção de luz dourada, além da Aura, ou seja, este corpo nos dá a “presença energética” do Sol.  Como irradia luz, nunca absorve escuridão e negatividade, sendo um corpo que dá máxima proteção. A energia do Cosmos flui desde o chakra coronário, descendo e subindo pela coluna, em um ritmo renovador. A energia brilha e pulsa, expandindo ao máximo essa esfera radiante.
                 Como um “sol”, a presença da pessoa chama atenção  e, quando ela entra em um ambiente, todos olham em sua direção, atraídos por essa energia radiante. Por isto se diz que, com um Corpo 10 forte, as palavras não são necessárias, pois a presença da pessoa fala por ela. Costuma-se dizer que uma pessoa com um Corpo 10 em equilíbrio é uma pessoa carismática.
                 O arquétipo que caracteriza o Corpo 10 é, por esta presença marcante, que não pode ser ignorada, o Rei ou a Rainha. E, pela coragem e compromisso que traz, o outro arquétipo seria o Guerreiro.    
                 É um corpo que nos dá absoluta coragem e compromisso com valores elevados. Tudo no Corpo 10 é muito intenso, por isto, a polaridade que tem que ser resolvida é Tudo x Nada. O Corpo 10 em equilíbrio nos ensina o caminho do meio; em desequilíbrio oscila entre a intensidade do tudo e o vazio do nada. Como exemplo, na polaridade do Tudo, pode se comprometer com uma causa com tanta intensidade que se esquece de dar importância a outros setores de sua vida, gerando desequilíbrio e visão estreita do mundo. Já na polaridade Nada, pode não querer se comprometer com nenhuma causa ou assunto, ficando eternamente “em cima do muro”. Pode, também, colocar como uma dicotomia, a riqueza e a espiritualidade e rejeitá-la sem compreender que a abundância , a riqueza e a realeza são expressões maravilhosas do Infinito, quando entramos no fluxo do dar-receber, esvaziar-preencher.
                 O 10 está ligado à capacidade de liderança e determinação. O Corpo 10 em equilíbrio geralmente é exemplificado na numerologia dos grandes líderes. 
                 O Corpo 10 está relacionado com o Sistema Nervoso e esse sistema forte suporta a  intensidade constante, característica deste Corpo.
                 Para conhecer melhor sobre este Corpo, leia a vida de Guru Gobind Singh, o Guru que exemplificou as qualidades deste Corpo.

Para que possam fazer um diagnóstico de que como está o seu Corpo Sutil, algumas dicas:

Em equilíbrio:
– coragem absoluta
– aparência magnética e radiante
– liderança
– nobreza
– sistema nervoso forte
– compromisso com valores elevados

Em desequilíbrio:
– medo
– aparência opaca
– polarização – tudo ou nada
– sem vontade
– sem ânimo
– sem compromisso
– sistema nervoso fraco

    A tecnologia mais simples para equilibrar os corpos são as afirmações. Escreva a afirmação, coloque em um lugar visível e repita-a sempre que puder. A afirmação para o corpo 10 é: 
    “ Eu sou um ser radiante que vive em majestade, nobreza e sofisticação. Tenho coragem e exibo externamente a beleza de minha alma”.

    Tecnologia para o Corpo 10 – Livro Ondas de Cura – pags.220-229
    Manual Kundalini Yoga para Juventude e Alegria tem muitas séries para fortalecer o Sistema Nervoso.
    Kriya Renove seu Sistema Nervoso e Construa Resistência – Manual Infinity and Me – pág. 37
    Meditação para Desenvolver o Corpo Radiante – Manual Transformação – vol. 1 – pag. 38
    Kriya Exercícios para o Homem Invencível – Manual Transformação vol. 1 – pag. 138

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.