Meditações 2020

Palestra Yogi Bhajan: Tolerância ao Grau Infinito

Trechos de uma palestra de Gurdwara no Summer Solstice em 16/06/96 em Guru Ram Das Puri, NM
Fonte: www.3ho.org – Yogic Living

———-Qual é a Era de Aquário em que estamos entrando? Durante séculos, tentamos aprender, tentando saber, tentando melhorar muito. Queremos crescer, mas nesta era em que entramos em 1991, o conhecimento estará disponível para todos. Os computadores podem tornar uma pessoa mais tola a pessoa mais sábia, porque haverá uma inteligência qualificada à disposição de todas as pessoas.

———-O julgamento de uma pessoa com base na sabedoria será eliminado. Todo o conhecimento estará disponível para um ser humano. A arte da comunicação entre os seres humanos será tão vasta que todos conhecerão todos e tudo sobre todos, para todos os fins ou para nenhum propósito. Agora, esses são três bons aspectos.

———-O pior de tudo é que será mais difícil lidar com isso. A individualidade deve desaparecer. Nesta era vindoura, não é: você me conhece e isso basta; nós temos uma reunião e isso é suficiente. Sentado em casa, você pode se comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, para qualquer fim, a qualquer momento. O indivíduo não terá força porque não haverá individualidade.

———-Haverá um tempo em que não haverá lugar para o ego. Você quer ego; você quer manter o ego, e não haverá chance. Será exatamente o oposto desta era. Será a idade de um sábio em que todos serão sábios.

———-Então, estamos entrando em uma nova era, na qual precisamos aprender a adquirir nosso próprio eu interior, o próprio ser. Sempre teremos uma alma. Você tem um corpo para manter a alma por enquanto. Mas uma coisa não temos: como desenvolveremos nossa mente para obter essas informações. Como vamos lidar com essa mente dentro de nós? Como vamos tolerar a informação total e subir acima dela? É disso que se trata a Era de Aquário.

———-Queremos ser nós com controle de nossas emoções, sentimentos e intelecto e inteligência. E essa é a nossa abordagem prática na Era de Aquário. Você tem que aprender a arte da tolerância até o grau infinito. Você tem que aprender a arte da comunicação em grau infinito. Você tem que aprender a arte do perdão instantâneo. Não mostre nenhum sinal, não demonstre reação, não mostre absolutamente nada a não ser sua virtude. A vida será muito rápida.

———-Quem quer ter uma consciência expandida e diz: “Eu vejo meus céus dentro de mim” – você diz o que? E este é apenas o começo da cúspide da Era de Aquário. Nosso pensamento, nossas idéias, nossos pensamentos se tornaram tão grandes, mas nossa atitude mental se tornou tão pequena que é doloroso até explicar.

———-Durante séculos, nossa tolerância religiosa é tão ruim que matamos milhões de pessoas apenas com a limpeza étnica. Então, neste mundo, estamos adquirindo uma paz, uma paz mental, uma satisfação da graça individual. A graça humana deve ser respeitada pelo próprio humano e pela humanidade em geral. É isso que estamos buscando. Estamos buscando uma graça em que possamos acolher com nossa divindade aqueles que não têm divindade. Se, na Era de Aquário, o homem não pode acolher o homem mais condenado, ele não ressuscitou de sua besta. Se o homem não pode acolher o ser vivo mais indesejado, ele não considerou sua consciência infinita.

———-É nosso dharma honrar aqueles que não têm honra. Guru Amar Das disse: “Você será o lugar daqueles que não têm lugar; você será o lar dos desabrigados. Você será a honra daqueles que não têm honra; você será o abrigo daqueles que não têm abrigo. ”Nós seremos a força da pessoa que é fraca e não tem força. Seremos a proteção de tudo o que é. E isso é apenas humano.

———-Adote uma conduta pessoal de tolerância infinita. Nossa missão é misturar e emaranhar nosso espírito, nossa alma; para entender a uníssono.

© The Teachings of Yogi Bhajan

Esses trechos foram retirados da palestra completa encontrada na Biblioteca de Ensinamentos Yogi Bhajan.

Primeiro sutra da Era de Aquário: reconheça que o outro é você

Instruções para meditação:

Postura/Mudra:

———-Sente-se em Postura Fácil com a coluna ereta. Coloque sua mão direita com os dedos fechados (exceto o dedo de Júpiter), na lateral do seu ombro com o dedo de Júpiter (dedo indicador) apontando para cima e coloque a mão esquerda sobre o centro do coração. Você também pode fazer esta meditação na  posição sentada, costas com costas, com o seu parceiro.

Olhos: Focados no Ponto entre as Sobrancelhas

Mantra:Entoe com Hummee Hum, Tumee Tum, por 11 minutos.

Primeiro Sutra e o Mantra: Humee Hum Tumee Tum Wahe Guru

                                                 I am Thine in Mine Myself Wahe Guru

Myself Wahe Guru 

Por Gurucharan Singh Khalsa, Diretor de Treinamento do KRI 

       Um sutra é uma afirmação que tece junto dois reinos—o finito e o Infinito—dentro da consciência que apóia o Ser. Este sutra—Reconheça que a outra pessoa é você—têm três dimensões: Eu, você e Vós/Infinito.

       O sutra diz que você e cada pessoa compartilham um núcleo comum; um ponto imóvel que é infinito por natureza.Ele está antes e depois do nosso senso normal de tempo e espaço, e ainda dá nascimento a tudo que é vivenciado no tempo e espaço. Similar ao que os físicos chamam de vácuo quântico. É uma quietude vazia da qual todas as coisas surgem.Entramos nisso criando um estado de shuniya na meditação e oração.

       Conforme a Unidade se expressa, adquire a forma de polaridades. Uma polaridade básica é você e outros. Você e eu. Sem quietude e profundidade no nosso coração, estes parecem diferentes, opostos e não relacionados. Mas, enquanto nos sintonizamos ao profundo dentro da nossa própria consciência (Humee Hum) e escutamos o profundo na outra pessoa (Tumee Tum) e colocamos ambas as sensitividades perante o Infinito (Wahe Guru), somos multiplicados.

          O mantra que estamos usando com este sutra—HumeeHum, Tumee Tum, Wahe Guru; I’mThine, in Mine, Myself, Wahe Guru—tem uma estrutura sutil no som, ritmo e arranjo dele. Vibramos isso a partir de dentro do nosso coração e escutamos nosso som e nos tornamos fundidos nele. Existe um ritmo energético de 3,5 ciclos neste entoar. Isto não significa apenas o ritmo ou o talO que será isto?? Será o Tao chinês que indica totalidade???. Significa o gesto energético do canto no significado, energia e projeção.

        Para sentir e manifestar o ‘insight’ sutil deste sutra, não há afirmação mais forte que Humee Hum, Tumee Tum, Wahe Guru; I’mThine, in Mine Myself, Wahe Guru.

I’mThine, in Mine

        Quando dizemos: “I’mthine, in mine”, estamos projetando nossa consciência e conectando ‘meu’ ser pessoal ao senso do Infinito— ao (para) Vós. É minha conexão.

Myself

    Quando dizemos, “Myself”!”, somos feitos totalidade nessa conexão e assim declaramos a realidade do nosso Ser. Testemunhamos e afirmamos a nossa realidade. Somos aclarados, elevados, iluminados e verdadeiros. Compreendemos o que estamos conectando. I amthine in mine. Estamos falando em uma conversa direta com o Infinito e o Ser.

Wahe Guru

        Então, multiplicamos essa realidade ao Infinito com Wahe Guru. A afirmação nos leva da polaridade para Unidade, para o Infinito. O som e a sintaxe dele nos trazem para dentro do relacionamento, realização e declaração.

Humee Hum

          Quando dizemos Humee Hum, é a profundeza do meu próprio sentido de ser e consciência. Requer o centro do coração.

Tumee Tum

      Quando dizemos Tumee Tum e projetamos a profundidade do Outro—a outra pessoa, a outra coisa, o outro desconhecido. Chegamos dentro de um relacionamento—um Tantra do jogo e poder de Deus.

Wahe Guru

       Uma vez ainda, potencializamos esta polaridade ao Infinito com Wahe Guru. A percepção e incorporação do sutra “Reconheça que a Outra Pessoa é Você” são aceitas (além de toda nossa resistência consciente e subconsciente) e realizadas facilmente. Tudo que está dentro e tudo que está fora chegam juntos e são expandidos em Wahe Guru. O centro do coração e o centro da garganta são envolvidos. No som he (hay), o fluxo do poder e energia é sentido gentilmente no ponto entre as sobrancelhas para completar a projeção.

       Deste modo a clareza da mente chega. O sentido do propósito pessoal e o propósito da vida chegam. E uma conexão profunda com a outra pessoa e com Tudo que É surge.

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.

Mensagem para a Sangat Nacional de Professores

   A AKYM abriu oportunidades aos professores associados que estejam interessados em se voluntariarem na participação de novos projetos.
   Quando desejarem participar de um seva, não esperem nada em troca, mas inevitavelmente ganharão experiência e a alegria do pertencimento. Assim são os professores que dão aulas pela AKYM, eles se projetam e se tornam conhecidos por um grupo muito mais vasto. E, nós, da AKYM, ficamos felizes em dar esta oportunidade aos nossos professores e a unir ainda mais nossa associação.
    O primeiro projeto aberto aos voluntários, é conduzir uma meditação diária, às 18h, no sistema de rodízio, isto é, será realizada uma escala e cada professor voluntário ficará responsável por determinado dia, de acordo com a sua disponibilidade.
    E mais, se você ainda não se animou em participar por dificuldades ou insegurança no uso da plataforma Zoom, a AKYM providenciará uma oficina para esclarecer dúvidas e oferecer treinamento no uso da ferramenta.
  Por fim, a AKYM também está planejando montar grupos de estudos com objetivo de aperfeiçoamento e crescimento aos professores voluntários que estiverem participando dos projetos. Aguarde!!!

A AKYM está com você, a AKYM pensa em você, a AKYM é para você.
Aguardamos sua adesão e seu entusiasmo.