Meditações 2020

Palestra Yogi Bhajan: Autocura

Trechos de uma palestra proferida em 20/7/85

Fonte: www.3ho.org – Yogic Living

———-Cada um de vocês que está sentado aqui é criado por Deus. E não há como se sentir mal com isso, porque Deus não poderia fazer um trabalho melhor do que você é. Se Ele pudesse, Ele faria.

Comida

———-Há três coisas na sua vida. Uma é a ansiedade mental, a outra é o medo físico e a terceira é que você é egoísta neuroticamente no que diz respeito à comida. Você come por razões sociais e socializa com comida. Você sabe, “vamos conversar. Qual restaurante em Santa Fe? ”Você tem uma lista.

———-Mas se você perguntar como eliminá-lo, todos ficam em silêncio. Se um alimento ingerido – por melhor que seja – não pode ser eliminado do seu corpo dentro de vinte e quatro horas, você estará sujeito a ficar doente.

———-Sou uma cozinheira muito boa, mas quando cozinho, cozinho um remédio. Eu quero ser curado. Às vezes estou cansado. Eu vou e cozinho alguma coisa, e sei que posso ficar oito horas seguidas. Mas tudo o que eu cozinho e o que eu como, sei de uma coisa: no dia seguinte, não deve estar no meu corpo. A energia que você gasta mantendo esse alimento em você é muito maior do que a energia que você usa por toda a sua vida.

———-Eu não como minha comida e oro para ficar bem. E não agradeço a Deus porque Ele me forneceu essa comida. Agradeço a Ele porque Ele está comigo naquele momento. E eu o convido para esse prato. Você sabe quais são minhas orações? “Obrigado Deus, vamos comer juntos.” Há uma sacralidade na vida. Você tem que expandir sua vida além de suas dimensões.

Relaxamento

———-Você não pode relaxar, não importa qual terapia faça. Eu posso apostar nisso. Há vinte milhões de coisas para fazer. Você faz essas vinte milhões de coisas e não consegue relaxar. É uma lei da física que qualquer coisa que esteja contida e atolada deve ser colocada em um local expandido para dar espaço a ela. Então você deve expandir sua ideologia, seu pensamento, seus comportamentos sociais, seus sorrisos, sua vida, seu tudo. Você ficará relaxado.

———-Hoje à noite, quando você for para casa e for dormir, tente se lembrar de quem você é e qual é o seu nome. Você não pode. Aquele momento esquecido na vida em que você é totalmente parte do cosmos e o cosmos faz parte de você é o único tempo da Divindade em que você é real, é puro e fundamentalmente vivo. O resto você é tenso, aborrecido, apressado, mentiroso, convincente, conversando, fazendo regras, quebrando regras. Deus sabe o que você faz, você faz muitas coisas.

———-A vida é muito simples, pessoal. Nos primeiros dezoito anos de sua vida, você come o que deseja e digere. Continue! Não se preocupe, nem leia o menu. Qualquer aspereza em sua vida cria uma reação em seu sistema glandular e as glândulas são os guardiões de sua saúde e felicidade. O problema não é o quão duro você é. O problema é que você pode meditar e se limpar. Quem não toma banho após dez ou quinze dias fede e quem não medita após quinze ou vinte dias fica furioso.

Ser Santo

———-É a maior mentira que você aceita que vai encontrar Deus. Dez trilhões de células neste corpo partem em 72 horas e se substituem. Não é Deus? Você foi informado da maior mentira deste planeta: encontre Deus. No momento em que dizemos que vamos encontrar Deus, já subconscientemente, consciente e inconscientemente, aceitamos que perdemos Deus. Essa é a maior piada humana que foi jogada com a humanidade. E você foi informado de que precisa ser muito bom. Mas o que você quer dizer com extra bom? Eu sempre dou este exemplo:

———-Se um hindu come carne, ele vai para o inferno. Se um muçulmano come carne de porco, ele vai para o inferno. Um cristão come os dois e ele vai para o céu. Quem é santo? E quem pode decidir quem é quem?

———-Minha definição é que, desde que você tenha nove buracos, você é santo. E desde que você tenha nove buracos e possa decidir o que sai desses buracos e o que entra nesses buracos, você é muito, muito santo. É disso que se trata.

———-Esse corpo está sob muito estresse ao digerir lixo; essa mente está sob tanto estresse lidando com lixo promocional; e esta alma está tão doente ao negar a Deus – a fonte da alma e do espírito – o tempo todo. Não faz nenhum sentido. Pessoas religiosas não se aceitam. Não sei que tipo de religião é essa. Todos nós viemos de um Deus. Somos todos criações de um Deus. Somos todos filhos de uma coisa – essa energia suprema.

———-Você chama isso de Deus, você chama de luz, você chama de saúde. A única coisa que o ajudará é invocar sua própria força vital. Não importa quem serve o quê. Se você não quer esse alimento e diz a si mesmo que não é necessário, não coma. No seu sistema, existe um sistema mestre e esse sistema mestre é você sozinho.

———-Ninguém não é um não-curador. Deus providenciou um sistema de cura completo dentro de você. Você se cura. As ervas curam, Deus cura e os médicos diagnosticam. Às vezes, não sabemos o que há de errado conosco e precisamos procurar alguém especialista na área e perguntar a ele. Mas é sempre nossa opção se queremos acreditar ou não.

———-Uma coisa que você precisa acreditar: “Como você semeia, assim você deve colher”.

———-E, “Deitar cedo, acordar cedo, torna um homem saudável, rico e sábio”.

———-Se você quiser resumir os ensinamentos do 3HO, não há nada além disso. Essas duas frases que falei resumem totalmente todos os ensinamentos.

———-É muito fascinante ver Deus em todos. E se você realmente quer ver Deus, veja-o em seu inimigo. Isso é real. Essa é a diversão. Não se sinta exagerado quando alguém te elogiar. E não desaponte quando alguém lhe ofender. Porque é Deus que insulta, é Deus que aprecia. Porque quando você vai ao cinema, não entra na cortina e a rasga. Você senta na cadeira e observa o que está acontecendo. E essa é a coisa mais curativa da vida. A coisa mais curativa da sua vida é observar o que está acontecendo. Seja uma boa audiência e posso apostar com você que tudo vai ficar bem.

———-Definitivamente, acredito que o objetivo da vida é aproveitar a vida e tenho certeza de que a felicidade é o nosso direito de nascença. Você pergunta como.

———-“Como você semeia, você deve colher.” Por favor, não plante o que você não quer colher.

———-E como você pode ser tão inteligente?

———-“Cedo na cama, cedo para levantar, torna um homem saudável, rico e sábio.”

© The Teachings of Yogi Bhajan

Meditação Gunpati Kriya

(para fazer o impossível possível)

Sente-se em Postura Fácil com um suave Jalandhara Bhanda.

Posição dos olhos: os olhos estão 1/10 abertos.

Mudra: Coloque os pulsos sobre os joelhos, mãos em Gyan Mudra, com os braços e os cotovelos esticados.

Mantra:

Saa – Taa – Naa – Maa

Raa – Maa – Daa – Saa

Saa – Sei – So-  Hung 

Parte I

———-Cante o mantra em uma única respiração, enquanto pressiona os dedos seqüencialmente com cada sílaba. Use uma voz num único tom, na forma Tibetana, ou use a mesma melodia que Kirtan Kriya.

Tempo:  Continue por 11-62 minutos.

Parte II

———-Inspire profundamente e suspenda a respiração. Mova o corpo num girar lento e num movimento de alongar-se. Movimente cada músculo do corpo. Movimente a cabeça, o tronco, os braços, as costas, a barriga e as mãos.Então expire poderosamente. Repita isto de 3-5 vezes.

Parte III

———-Imeditamente sente-se reto. Olhe para o Ponto de Lótus na ponta do nariz. Torne-se totalmente calmo, absolutamente quieto. Medite por 2-3 minutos.

Para finalizar:  Inspire, suspenda a respiração por 30 segundos, enquanto fisicamente movimente e gire seu corpo como se tivesse tendo um espasmo. Cada músculo precisa ser esticado, comprimido e torcido, desde os músculo da face, cabeça e pescoço até os dedos dos pés. Expire. Repita isto mais três vezes. Então inspire, sente-se calmamente e comncentre na ponta do nariz por 20 segundos, Expire e relaxe.

Comentários:

———-Esta meditação bela e poderosa tem uma história com seu nome. O antigo simbolo dela era o Deus Hindu do Conhecimento e Felicidade, Ganesha. O outro nome de Ganesha é Gunpati. Ganesha é representado como um homem gordo com uma cabeça de elefante. Este grande corpo se equilibra e anda sobre um rato, trazendo a mensagem de que mesmo o impossível pode ser feito com esta meditação. O rato representa a qualidade de penetração. Um rato pode alcançar quase todos os lugares. Então, Ganesha pode saber todas as coisas e atravessar os bloqueiosSabedoria e coisas sábias lhe dão felicidade em sua vida.

———-O impacto desta meditação é limpar os bloqueios de seu próprio karma. Cada um de nós tem três regiões da vida para conquistar: o passado que está registrado em nossos samskaras e os desafios e bênçãos do destino são equilibrados por estes sons; o presente que pode ser aperfeiçoado por karma yoga, a prática da ação com integridade no momento; e o futuro, registrado no éter que quando é plenamente realizado, chamamos dharma. Esta kriya permite que você deixe ir os apegos da mente e das ações passadas, para que possa criar e viver uma vida plena e um futuro perfeito.

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.