Marketing de Sucesso em Kundalini Yoga

Por Ek Ong Kaar Kaur Khalsa

Fonte: Kundalini Rising Spring 2001
Tradução: Laís Guru Suroop Kaur

1. Crie sua mensagem para representar a entrega a seu destino

O primeiro passo para um marketing de sucesso é desenvolver uma mensagem precisa, clara e concisa que penetre nas mentes e corações das pessoas e deixe uma impressão, mesmo depois do conteúdo exato ter sido esquecido.
No marketing tradicional, humor, excitação ou tocar numa necessidade oculta são os tipos de mensagens mais frequentemente criados. No entanto, como professores de Kundalini Yoga não precisamos recorrer a truques do mercado para capturar a atenção das pessoas. Simplesmente precisamos projetar quem nós somos e o que viemos fazer aqui.
Yogi Bhajan nos deu um exemplo perfeito de como isso funciona. Quando veio para o Ocidente, ele repetia muitas vezes que ele veio “não para juntar discípulos, mas para treinar professores”. Não importava se as pessoas que o ouviam sabiam algo sobre Kundalini Yoga, o que ela fazia e como funcionava. A mensagem era clara: se quiser ser um professor, estude comigo. É para isso que estou aqui.
Podemos aplicar esse exemplo em nossas vidas, lembrando que Kundalini Yoga não é algo que temos que vender. Não é algo que temos que convencer que as pessoas tentem ou façam. Ela tem sua própria vibração, sua própria integridade, que não pode ser manipulada, distorcida ou controlada. Simplesmente, como professor você tem um destino muito preciso. Para Yogi Bhajan o destino era treinar professores. Para você pode ser alguma outra coisa.
Deixe sua mensagem de marketing comunicar claramente qual é o seu destino, de modo direto, numa linguagem centrada no coração. Não tente ser tudo para todas as pessoas. Escute a sua alma, faça sua prática e alcance sua identidade projetiva como um professor. Então, projete essa identidade em tudo que diz e faz.

2. Comunique a mensagem onde ela será efetiva

Flyers na mercearia local não funcionam. Colocar um pequeno anúncio num jornal local trará muito pouco retorno. Cada cidade e bairro são diferentes. Não há uma abordagem de marketing que funciona para todos os mercados. O que funciona é fazer sua pesquisa e encontrar o que comunica efetivamente com sua comunidade local.
Quem você está tentando alcançar e como pode alcançá-los? Seja criativo. Pense fora da caixa. Há uma série de palestras na biblioteca pública da qual possa participar? Pode se oferecer para ensinar yoga nas escolas de nível médio uma vez por semana? Contato direto com as pessoas, onde pode dar-lhes uma experiência da tecnologia, terá um impacto mais poderoso. Não coloque apenas palavras num pedaço de papel e espere que as pessoas cheguem até você – vá até onde elas estão e comunique com palavras e com sua presença.
Uma vez que fez a conexão com as pessoas, esteja com elas regularmente. Listas de emails são uma forma de criar comunidades que não envolve custos(Nota: quando o artigo foi escrito não havia ainda o facebook e o whatsapp). Convidar para assistir um vídeo de Yogi Bhajan é outra maneira valiosa para manter essa conexão. Um informativo, que contenha informações valiosas, também poderá manter viva essa conexão. Comunicação constante e consistente é a chave para construir a energia.
Mas, como professores, lembrem-se de que nossa comunicação é para elevar nossos alunos e não para “fisgá-los”. A integridade de um professor demanda que ele não vá atrás de alunos, mas que nós os servimos depois que a conexão é estabelecida.

3. Escutar

O marketing precisa induzir uma resposta de alguma espécie ou é dinheiro jogado pela janela. Quando começar a apresentar a sua mensagem e a você mesmo, desenvolva um método para escutar as respostas que está recebendo. O que seus alunos querem aprender? Você está lhes dando as ferramentas de que eles precisam para descobrir e seguir seu próprio destino? Eles estão pedindo mais informação sobre um tema que você não domina muito? Você poderia buscar mais sobre o assunto, ou trazer alguém especializado no tema?
À medida que a transição para a Era Aquariana continua, crescerá o anseio que as pessoas têm de conhecer sua própria alma. Elas demandarão sobre você conhecimento e você terá de estar em condição de fornecê-lo. Escute o que seus alunos estão dizendo (ou o que não estão dizendo). Escute o que sua intuição diz sobre o próximo aprendizado. Continue se treinando para que possa treinar as outras pessoas para que se baseiem em suas necessidades.

4. Aplique as regras da Comunicação Consciente

É importante lembrar que o marketing nada mais é do que uma comunicação a nível grupal. Como resultado, marketing para yoga usa as mesmas regras da comunicação consciente entre indivíduos. Saiba o que quer dizer. Comunique numa freqüência que possa ser ouvida pela outra pessoa. E então entregue. Cada comunicação é um compromisso que deve ser entregue. Não há diferença entre o marketing e a comunicação corriqueira. Comunique, penetre, escute, entregue a comunicação. Se acompanhar esses passos, você terá sucesso como um professor de Kundalini Yoga.

Ek Ong Kaur é uma professora certificada pelo KRI.

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