Dia Internacional
da Mulher

Limite Exterior

Aula de Yogi Bhajan – Acampamento de Mulheres 3 de julho de 1984

1. Deite-se sobre as costas. Primeiro eleve uma das pernas a 90º e mantenha-a elevada, então eleve a outra perna a 45º. Abaixe as duas pernas ao mesmo tempo. Então mude de pernas e repita.
Isto torna as gônadas, a menstruação, a pelve e o útero estáveis. É um exercício muito importante para as mulheres. Você empurra seu corpo diretamente da área do diafragma ao descer. Isto estabiliza a área de “apana”.
11 minutos.

2. Deite-se sobre as costas com os braços estendidos sobre a cabeça e apoiados no chão. Eleve suas pernas sobre a cabeça e traga-as de volta ao solo. 52 vezes.

3. Postura da rã com ambas as mãos sobre o chão à frente do corpo. Ao erguer o quadril e esticar as pernas, a mão esquerda vem para o coração. Então volte à rã, com ambas as mãos sobre o chão. Suba novamente e coloque a mão direita sobre o coração e, então, volte à posição de cócoras novamente, com as duas mãos no chão. Continue alternando. Os calcanhares permanecem fora do chão. 54 vezes.

4. Fique em pé, estique os braços para o céu e, então, dobre-se a partir da cintura, trazendo os braços e o corpo em direção ao solo. Eleve-se novamente, mantendo os braços retos e roçando as orelhas e repita. 54 vezes.

5. Sente-se com as pernas esticadas à frente, agarre os pés e leve o tronco em direção aos joelhos. Enquanto mantém o corpo nesta postura, gire sua cabeça em círculos. 52 vezes.

6. Deite-se sobre o estômago, incline-se para trás e agarre os tornozelos. Inspire e suba na Postura do Arco, arqueando a cabeça para trás. Então expire e relaxe as coxas e a cabeça no chão. Respire com força e ritmo. 74 vezes.

7. Deite-se sobre as costas e relaxe o corpo inteiro. Meditação do Gongo. Originalmente Yogi Bhajan tocou a canção Nobility como uma última parte do relaxamento. 10 minutos.

Notas de Yogi Bhajan

Uma mulher necessita de 1-2 horas de exercício vigoroso por dia para conseguir ser tão produtiva como o homem. A cada 72 horas as células mudam, mas, no caso das mulheres é necessário que isto seja acelerado ou estimulado para que aconteça. Por sua natureza, em sua capacidade de dar a luz e ter um bebê, ela está sempre mergulhada em seu mundo interior. Para estar voltada para o mundo exterior e manter-se fora, ela precisa de exercitar-se. Você deve exercitar-se de forma a estimular todas as suas partes. Manter o corpo jovem e saudável é seu desafio. Isto não pode ser feito com a maquiagem, só pode ser feito com exercício intensivo. O princípio de vida é fazer a meditação pela manhã e exercitar-se uma hora por dia.

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Mensagem para a Sangat Nacional de Professores

   A AKYM abriu oportunidades aos professores associados que estejam interessados em se voluntariarem na participação de novos projetos.
   Quando desejarem participar de um seva, não esperem nada em troca, mas inevitavelmente ganharão experiência e a alegria do pertencimento. Assim são os professores que dão aulas pela AKYM, eles se projetam e se tornam conhecidos por um grupo muito mais vasto. E, nós, da AKYM, ficamos felizes em dar esta oportunidade aos nossos professores e a unir ainda mais nossa associação.
    O primeiro projeto aberto aos voluntários, é conduzir uma meditação diária, às 18h, no sistema de rodízio, isto é, será realizada uma escala e cada professor voluntário ficará responsável por determinado dia, de acordo com a sua disponibilidade.
    E mais, se você ainda não se animou em participar por dificuldades ou insegurança no uso da plataforma Zoom, a AKYM providenciará uma oficina para esclarecer dúvidas e oferecer treinamento no uso da ferramenta.
  Por fim, a AKYM também está planejando montar grupos de estudos com objetivo de aperfeiçoamento e crescimento aos professores voluntários que estiverem participando dos projetos. Aguarde!!!

A AKYM está com você, a AKYM pensa em você, a AKYM é para você.
Aguardamos sua adesão e seu entusiasmo.