10 ótimos motivos para praticar Kundalini Yoga

Por Guru Tera Kaur

Por Guru Tera Kaur (3HO)

Traduzido por Manmohan Singh (AKYM)

Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan é o Yoga da Consciência. É o yoga do “dono/a de casa” – para pessoas que são ativas no mundo. A maioria dos outros sistemas de yoga foram desenvolvidos por aqueles que viveram para renunciar a vida. Kundalini Yoga lhe dá ferramentas para acelerar seu crescimento espiritual e a sua saúde.

A prática possibilita para você uma experiência além dos limites do tempo e do espaço – uma experiência da profundidade da sua alma e da verdadeira identidade. Essa experiência direta do seu “eu superior” constrói uma plataforma de força, radiância e segurança em cada projeto da sua vida.

Kundalini Yoga também proporciona muitos benefícios bem conhecidos: aumenta a flexibilidade, expande a capacidade pulmonar, um núcleo forte e o alívio do estresse. Aqui estão 10 ótimos motivos – e talvez inesperados – benefícios do Kundalini Yoga.

1. Orientação interna

Kundalini Yoga desenvolve o poder da mente intuitiva. Sua intuição é a voz de seu próprio GPS interior. Cada pessoa tem uma orientação interna disponível para ela e pode escolher escutar e viver com esse suporte. Quando você limpa a mente subconsciente e aprende a escutá-la através da meditação profunda, quando seus pensamentos e sentimentos ressoam com a alma, você pode sentir a orientação da intuição que está sempre presente.

Quando você desenvolve seu sistema de orientação interna, você pode usá-lo como um critério diante das decisões, questões e escolhas que a vida traz para você.

2. O Som Sagrado

Kundalini Yoga é conhecido pela “música do canto sagrado” que pertente a uma parte da prática. Quando nós conscientemente regulamos os sons que fazemos através do uso do mantra, da respiração e do ritmo, podemos produzir efeitos profundos em nossa saúde e bem estar, sem mencionar o puro prazer que é experimentado quando cantamos a partir de nossos corações e almas.

O som sagrado, ou Naad Yoga, é baseado na experiência de como o a vibração do som afeta o corpo, a mente e o espírito através do movimento da língua e da boca, mudando a química no cérebro.

3.   A Corrente Dourada

Kundalini Yoga tem sido ensinado por milhares de anos, transmitido do Mestre para o aluno. Quando você canta Ong Namo Guru Dev Namo para iniciar uma aula de Kundalini Yoga, você se conecta com uma extensa linhagem de mestres espirituais que precederam você.

Você está chamando essa linhagem e o professor interno em você para orientação, proteção e sabedoria. Essa linhagem é chamada Corrente Dourada. É uma transferência da consciência espiritual que garante que os ensinamentos de Kundalini Yoga permaneçam puros, inalterados e efetivos.

4.   Transforma Karma em Dharma

A prática de Kundalini Yoga tira você do ciclo do karma. Sua intenção positiva para se desenvolver e se posicionar através dos kriyas de Kundalini (exercícios), queima o karma. Quanto mais você pratica, mais presente, consciente e intuitivo você se torna. Andar pelo caminho do dharma mais do que viver em respostar ao karma.

5. Proteção da Negatividade

A prática de Kundalini Yoga fortalece e expande seu campo eletromagnético, ou aura. É o campo de energia que o envolve e o alerta das influências negativas ou positivas do ambiente. Uma aura fraca pode levar a influências negativas e até atrai-las. Uma grande, forte e brilhante aura pode protegê-lo da negatividade e mantê-lo centrado na luz da sua verdadeira identidade.

6.   Equilíbrio Emocional e Mente Neutra

Kundalini Yoga fortalece o sistema nervoso, equilibra as glândulas, purifica o sangue e limpa os padrões de pensamentos subconscientes. Isso lhe dá uma excelente consciência e a habilidade para escolher como responder aos seus pensamentos e sentimentos. Através da prática, você pode treinar a sua mente e o seu corpo para não reagir emocionalmente – não reprimindo as emoções, mas pelo desenvolvimento de uma zona de amortecimento, um tempo e espaço para processar e fazer escolhas conscientes sobre suas reações.

Desenvolvendo a mente neutra, o local onde o positivo e o negativo são avaliados em um instante, você pode agir a partir daquele estado de não apego, compassivo e neutro. Agir, não reagir.

7.   Relaxamento profundo que cura

Kundalini Yoga trabalha para fortalecer e equilibrar o sistema nervoso. Quando seu sistema nervoso é fraco, você está suscetível às reações de doença do estresse. Durante um kriya de Kundalini Yoga e o relaxamento profundo que vem depois, todas as terminações nervosas do corpo são revitalizadas. Você experimenta um profundo estado de rejuvenescimento e relaxamento total onde a cura acontece. A prática regular lhe dá energia extra e resiliência para encarar o estresse diário.

8.   Estilo de vida do Kundalini Yoga

Porque Kundalini Yoga é especificamente criado para os/as donos/as de casa – pessoas que têm empregos, famílias e uma vida ocupada, o trabalho é rápido, é efetivo e inclui uma vasta lista de informações sobre estilo de vida. Você pode escolher frequentar uma aula de yoga semanal e receber os benefícios lá.

Você também pode escolher mergulhar completamente dentro dos ensinamentos ancestrais do yoga na higiene pessoal, dieta ióguica, numerologia, criação dos filhos, relacionamentos autênticos, comunicação consciente, serviço desinteressado e muito mais.

9.   Conexão Comunitária

Estar junto com almas semelhantes é uma poderosa ferramenta de suporte na busca pelo crescimento espiritual e consciência elevada. Os estúdios e centros de Kundalini Yoga são boas vindas aos alunos e professores para criar comunidades. Celebrar ocasiões especiais com grupos de meditação, concertos de cantos sagrados, compartilhar comidinhas num encontro e realizar projetos de serviço comunitário.

3HO – a Fundação Internacional para uma vida Feliz, Saudável e Íntegra, patrocina eventos mundiais de Kundalini Yoga, como também faz eventos locais em centros de Kundalini Yoga. Quando você faz mudanças positivas na sua vida, a conexão e o suporte de uma família espiritual é um presente inestimável.

10.  Ajuda a sua alma a manifestar o seu Destino

Kundalini Yoga lhe dá a experiência de quem você é quando o controle do ego é liberado. Isso permite que a profundidade da alma seja sentida e conhecida. É o início para acessar a sua verdade e criar uma forte conexão com a sua alma e seu trabalho nessa vida.

Kundalini Yoga é uma experiência de união do eu finito com o Infinito. Uma vez que você ganha essa experiência não tem mais a necessidade de procurar a segurança fora de si mesmo. Sua segurança vem do conhecimento de quem você é na relação com o Universo. Você sabe quem você é e pode ser você mesmo. Você pode deixar a dor das feridas do passado para trás e manifestar o destino da sua alma.

3HO é uma comunidade global de pessoas que praticam e compartilham os ensinamentos de Yogi Bhajan para que eles possam servir, inspirar e empoderar a humanidade para ser saudável, feliz e íntegra. 3HO é a representação para Organização Saudável, Feliz e Íntegra.

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.