Meditações 2020

Equilíbrio
emocional 2.0

Por Guru Meher Singh

Fonte: www.3ho.org – Yogic Living

Tradução: Guru Suroop Kaur

———-Quando você se sente mal, fazer Kundalini Yoga faz você se sentir melhor. Estressado e chateado? Faça um conjunto forte e você pode se tornar calmo e pacífico. Existem muitos kriyas e meditações especificamente para o equilíbrio emocional, para livrar-se do medo e da raiva e liberar pensamentos negativos. Não é incomum na sala de aula chorar espontaneamente e depois sair se sentindo bem.———-

———-Kundalini Yoga limpa poderosamente, fortalece e gera estados emocionais positivos. Este é o Balanço Emocional 1.0. É maravilhoso. E não é suficiente!

———-Buscar o prazer, mesmo neste nível espiritual superior e evitar a dor é fundamentalmente o que o yoga nos aconselha a transcender. O iogue vive, além da polaridade, na neutralidade. Evitar o lado sombrio de nossos medos, pensamentos negativos e outros sentimentos pesados ​​leva à falta de autenticidade, pretensão, desvio espiritual, neurose e, eventualmente, doenças físicas e mentais. A alma nos move firmemente em direção à totalidade. Portanto, não lidar com nossas feridas e seus padrões emocionais causa rachaduras em qualquer revestimento espiritual, eventualmente.

———-Uma prática forte, atos e atitudes de serviço, devoção e pensamento positivo são como fazer uma ótima dieta; eles constroem força mental / emocional e saúde rapidamente, enquanto nos desintoxicam psicologicamente. A prática positiva é o fundamento permanente, mas se houver rachaduras – feridas não assistidas na psique – elas aparecerão e crescerão com o tempo.

———-Chame isso de “surtar”, Shakti Pad ou apenas desmoronar; não faltam histórias de advertência de grandes professores, líderes e praticantes espirituais sinceros que perderam seu precioso progresso, estatura e “capital” espiritual devido à máscara e evasão.

———-Quando buscamos e valorizamos apenas as emoções “positivas” confortáveis, ignorando ou reprimindo as desconfortáveis, os ​​sentimentos “negativos”, como nos aconselham a maioria dos yogas, terapias, caminhos espirituais e a sociedade em geral, mais tarde,  a dor inevitável virà à medida que a alma empurra os problemas para a superfície para que eles possam ser resolvidos. Na era aquariana, não há como esconder-se, nem mesmo de nós mesmos. Os tempos exigem que enfrentemos qualquer escuridão para conseguir a união com nosso eu pleno.

———-Darth Vader estava certo sobre uma coisa, há poder no lado escuro. Lidar com negativos percebidos para incorporar seus benefícios também é conhecido como Trabalho das Sombras (veja o trabalho de Debbie Ford, O Lado Negro dos Caçadores de Luz). Meu livro, Senses of the Soul, usa as ferramentas de Kundalini Yoga para nos ajudar a mergulhar com segurança em pensamentos e emoções difíceis conscientemente, em busca de cura e orientação. Isso sempre traz um nível mais profundo de paz e unidade. Este é o Emotional Balance 2.0: buscando a luz sem ter medo do escuro.

———-Recentemente, um estudante de Senses of the Soul me disse: “Ocorreu-me que eu costumo usar a meditação para escapar de minhas emoções. Mas isso (trabalho SOS) tem um ângulo diferente, para reconhecê-las e aprofundar-se no trabalho com elas. No começo, tive tanta resistência em enfrentar meu medo e raiva, mas isso trouxe grande percepção e mudança. ”

———-O Equilíbrio emocional 2.0 é confiar e trabalhar conscientemente com a sabedoria natural e intuitiva do sistema sensorial, incluindo as emoções sombrias, desconfortáveis ​​e muitas vezes desconsideradas. Quando pensamos em Tristeza, Depressão ou Raiva sob nós, perdemos os dons de Amor, Renovação e Poder que eles trazem respectivamente. O uso da raiva por Yogi Bhajan para despertar e motivar os alunos é bem conhecido. Quando o Dalai Lama foi perguntado se ele ficou bravo, ele riu e disse, é claro, mas ele também se recupera rapidamente.

———-As emoções não são não espirituais; elas dizem quando algo o está afastando do seu eu superior, feliz e pacífico. O uso consciente de suas emoções pesadas e os gatilhos recorrentes trazem presentes e orientações úteis. Mais comumente, abusamos das emoções de duas maneiras. Em uma extremidade do espectro está a reatividade; sentimentos assumem o controle e perdemos o controle. O oposto de Reação é Repressão, na qual substituímos nossos verdadeiros sentimentos para fingir que nada está errado, ou pior, desassociar e nem mesmo saber que estamos em perigo.

———-A chave para o trabalho emocional hábil é o “caminho do meio” entre esses dois. Consciência atenta, observação neutra, mente meditativa encontra o corpo emocional e a experiência somática dos sentimentos e todos descrevem essa nova abordagem.

———-O que estou dizendo é: traga emoções à sua prática espiritual! Quão? Primeiro, prepare-se. A ativação emocional aciona seu sistema límbico e sua consciência fica escura. Então prepare-se com algum pranayama forte ou Kriya. Isso lhe dá força no sistema nervoso, confiança pessoal e clareza mental para enfrentar sentimentos intimidadores.

———-Na meditação, o córtex pré-frontal é ativado, dando a você a capacidade de permanecer presente enquanto sente totalmente suas emoções. Esse “diálogo entre pares” entre intelecto e emoção produz respostas intuitivas para resolver o que estiver lhe incomodando.

———-Cavar emoções para recuperar o equilíbrio é simples e natural. É um conjunto de habilidades que pode levar tempo para se desenvolver. Desinformação e mau uso da emoção são a norma social. Mas aqui está o novo padrão, defina-o como um objetivo para si mesmo:

Quando você se sente mal,

-Você sabe o que está sentindo (nomear a emoção é importante para resolvê-la.)

-Você sabe por que está sentindo isso. (Identifique a fonte real de sua perturbação.)

-Você sabe como voltar ao bem-estar. (O que fazer ou entender para se sentir melhor.)

-E você faz isso para estar no seu melhor.

Yogi Bhajan chamou as emoções de sentidos da alma. Escute a alma não através das palavras, mas através dos sentimentos. Seja claro e entre. Explore esta última fronteira de autoconsciência e obtenha sua inteligência emocional!

Meditação para gerenciar a energia

26.02.85

Library of Teachings

Tradução: Guru Suroop Kaur

Esse kriya, praticado fielmente, produz uma vitalidade no corpo etérico, de modo que se torna extremamente forte e começa a regular totalmente as glândulas físicas. Isso equilibra o sistema glandular, de modo que as emoções se tornam constantes e a mente se torna divina em seu potencial real. As glândulas secretam no ritmo total da psique individual e não a partir de segmentos fragmentados do eu. Essa nova unidade é o êxtase.

Parte 1 

Respiração com a boca em “O”: 5 minutos 

  1. Sente-se em postura fácil com a coluna reta.
  2. Levante a mão direita até a base da garganta.
  3. Com o polegar e a ponta dos dedos, pressione o ponto logo abaixo das saliências da clavícula (onde a clavícula e o esterno se encontram; esse é um ponto reflexo da glândula timo).
  4. Insira os dedos da mão esquerda na dobra do joelho esquerdo, palma contra a coxa.
  5. Transforme a boca em um “O” e respire duas vezes por segundo, como se estivesse soprando bolhas. Use as bochechas.

Parte 2 

Respiração normal: 2 minutos 

  1. Ao continuar meditando, feche os olhos gradualmente e comece a visualizar as bolhas.
  2. Mantenha as mãos no mesmo lugar enquanto relaxa completamente a cabeça, o pescoço e os ombros. Não force nenhuma parte do corpo acima do diafragma.
  3. Comece a respirar normalmente.

Parte 3 

Deixe cair a cabeça e os ombros: 2 minutos 

  1. Continue com as mãos no lugar e deixe a cabeça e os ombros caírem.
  2. Mantenha os olhos fechados e continue visualizando as bolhas e respirando normalmente.

Para terminar:

  1. Inspire profundamente, expire e prenda a respiração por 30 segundos. Relaxe.

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.