Meditações 2020

O tempo do santo guerreiro

Por Kia Miller
Fonte: www.3ho.org – Yogic Living

———-Como iogues, estamos praticando uma ciência antiga transmitida por pessoas que entendiam as complexidades do Universo. Esses sábios mapeiam a energia sutil do corpo e do Cosmos muito antes de a ciência o descobrir. Estamos vivendo um tempo em que a ciência do yoga está sendo praticada agora em todo o mundo.

———-Muitas culturas, passadas e presentes, marcam esse momento como auspicioso. Séculos atrás, os maias profetizaram que haveria uma grande mudança na qual a vida, como a conhecemos, terminaria. Os Hopi falaram dessa época como uma Era de Ouro, na qual verdade e amor finalmente prevaleceriam. Astrologicamente falando, acabamos de mudar da Era de Peixes para a Era de Aquário, o que marca uma mudança na energia do Cosmos.

———-Eu leio há anos sobre 2012 e a Era de Aquário. Existem muitas teorias populares que surgiram para tentar explicar as rápidas mudanças que estamos vivendo agora. O que estou testemunhando é a aparente falta de tempo a cada dia, a descontração desenfreada do estresse e a desconexão coletiva de nossa Terra, de nós mesmos e um do outro.

———-Para mim, o convite neste momento é levar nossa busca à nossa paisagem interior, trazer a luz da consciência para as partes de nós que ainda estão engajadas nos velhos modos de pensar e se comportar. À medida que o paradigma muda, nós também devemos.

———-Agora é a hora de cultivar a disciplina, as habilidades e o coração de um santo guerreiro. Por que um santo guerreiro? Esse arquétipo antigo é aquele que exemplifica qualidades que podem nos ajudar a emergir desse tempo triunfante. O Santo Guerreiro representa um verdadeiro líder, alguém que fez o trabalho interior necessário para ser um homem / mulher de sua palavra. O Santo Guerreiro é aquele que tem uma alta bússola moral e vive de acordo com um conjunto de princípios que consideram TODO; alguém que é destemido e firmemente enraizado em sua conexão com o Divino. Ser um santo guerreiro requer disciplina, força, ações hábeis e um coração sábio e verdadeiro.

———-Em um nível prático, a incorporação do Santo Guerreiro requer prática diária – qualquer prática que rejuvenesça seu corpo físico, concentre sua mente e energia e ilumine as maneiras como você se comporta no mundo. Isso inclui os pensamentos que você escolhe, as ações que você toma e as palavras que você fala. Todos têm um forte impacto no seu ambiente e no seu futuro.

———-Mudar os modos antigos não é um processo fácil, pois muitos desses comportamentos contraproducentes são herdados de nossas famílias, nossos ancestrais e cultura. É aqui que a disciplina de um guerreiro é essencial. Cada segundo que podemos estar cientes e presentes no momento é aquele em que não estamos vivendo ou agindo de um lugar inconsciente.

———-Nessa nota, aqui estão cinco técnicas que você pode integrar em sua prática diária para incorporar o Santo Guerreiro:

———-1) Domine a Mente: Com que frequência você assume a responsabilidade por seus pensamentos, julgamentos e preconceitos? O pensamento negativo pode invadir nossa consciência se não formos diligentes e comprometidos com uma visão mais positiva e amorosa. Na filosofia yogue, há um termo Pratipaksha Bhavanam – a capacidade de mudar seus pensamentos para uma perspectiva oposta. Essa ferramenta foi essencial para mim no meu desenvolvimento, pois tenho uma tendência à mente e à preocupação negativas. Sempre que me pego nesse estado de espírito, mudo meus pensamentos para um lugar positivo. Essa ferramenta simples teve um enorme impacto em minha vida.

———-2) Intuição: Outra ferramenta chave do guerreiro envolve o cultivo da mente intuitiva. Por exemplo, você pode considerar como as escolhas que você faz afetam a vida das pessoas ao seu redor, incluindo a Terra e até as próximas gerações. De que espaço mental você está tomando decisões? Durante anos, isso tem sido uma luta para mim pessoalmente; Fico presa em algum lugar entre meu coração e minha cabeça, entre lógica e intuição. A meditação em particular me ajudou a desenvolver minha mente intuitiva para que o processo de tomada de decisão seja muito mais eficiente.

———-3) Discurso correto: com que frequência você está falando de uma maneira que possa impactar negativamente o outro? Pensamentos e palavras estão entre as energias mais poderosas que projetamos. Uma ferramenta essencial que eu compartilho com os professores estagiários é fazer uma única pergunta antes de falar: isso é verdadeiro, gentil e necessário?

———-4) Coração compassivo e sábio: os sábios do Yoga ensinaram o caminho da energia sagrada do amor e da compaixão – o tipo de amor que não conhece limites. Muitas vezes podemos confundir apego com amor. O amor verdadeiro está unificando toda a criação com seu espírito caloroso de bondade, apreço e preocupação. Quanto mais damos amor sem apego, mais recebemos da Fonte.

———-5) Ação hábil: qual é a intenção por trás de nossas ações? Como diz o ditado, não é o que você faz, mas como e por que você faz. Um guerreiro é centrado, hábil e corajoso em ação. Percebi por mim mesmo que, com o ritmo acelerado do mundo, as decisões precisam ser tomadas com rapidez e sem medo, com a clareza de nossa mente neutra e intuitiva e a coragem de um coração incorporado ao Divino.

———-Como Arjuna, cada um de nós tem um dharma pessoal e, portanto, um papel importante a desempenhar na presente evolução da humanidade. O maior presente que podemos dar a um mundo em crise é cuidar de nossa paisagem interior e desenvolver nosso Santo Guerreiro por dentro. Eu sinto que desta vez exige que tenhamos discernimento, para ver as conseqüências de nossas ações no quadro geral. Somos chamados a ver a interconectividade de todas as coisas, a desenvolver a capacidade e a habilidade de navegar nas batalhas da vida com graça e facilidade.

———-A batalha do santo guerreiro não está do lado de fora; está dentro.

Meditação para desenvolver o Corpo Radiante

Originally taught by Yogi Bhajan on July 31, 2001
Fonte: www.3ho.org – Yogic Living

Com o Corpo Radiante forte, sua presença comunica contentamento, contenção, plenitude e consciência. Sem um Corpo Radiante pleno, nós agarramos alguma outra segurança que não a de nosso Ser e do Infinito. 

Postura: Sente-se em Postura Fácil com a coluna ereta e uma suave Trava de Pescoço.

Mudra: Forme um arco com os braços sobre a cabeça, com os dedos entrelaçados para dentro das palmas. Trave o queixo para dentro e empurre os braços para trás e um pouco para baixo , até que as mãos fiquem sobre a parte detrás do pescoço.

Mantra: Cante o lk Acharee Chand shabad:

Ajai Alai Abhai Abai

Abhoo Ajoo Anaas Akaas

Aganj Abhanj Alakh Abhakh

Akaal Dyaal Alaykh Abhaykh

Anaam Akaam Agaahaa Adhaahaa

Anaathay Pramaathay Ajonee Amonee

Na Raagay Na Rangay Na Roopay Na Raykay

Akaramang Abharamang Aganjay Alaykhay

(A gravação de Gurushabd Singh e Nirinjan Kaur é recomendada)

Este mantra fortalece a Linha de Arco e o Chakra da Coroa.

Tempo: 11-22 minutes.

Para finalizar: Inspire profundamente, suspenda a respiração e estique os braços para cima, mantendo os dedos entrelaçados. Expire poderosamente. Repita mais duas vezes. Relaxe, sacuda as mãos.

Esta meditação extraordinária deve ser feita com grande precisão. Observe se o mudra está correto, bem como a posição das mãos e os mantenha corretamente.

Enquanto canta o mantra Ik Acharee Chand , de Guru Gobind Singh, escute cada palavra como uma palavra muito completa, enquanto você a fala, projetando a partir do Quinto Chakra e vibrando o som com naad com o Oitavo Chakra.

Isto construirá e expandirá o Corpo Radiante. É através do Corpo Radiante expandido que você pode manter a ligação e o espaço como um professor. Com esta radiância, nossa comunicação se torna impessoalmente pessoal. É natural estarmos gratos à Corrente Dourada, a nosso professor, Yogi Bhajan e mostrar reverência pelo espaço sagrado do professor dentro e fora de nós..

Quando o Corpo Radiante está fraco, sentimos que temos que fazer tudo. Somos melhores que algumas pessoas e piores que outras. Quando suas agendas ocultas são colocadas de lado e sua radiância é forte, sua presença incorpora seu professor. Você está além da comparação e atua com amor e confiança com seus alunos. Você ensina no nome do professor e não pega nenhuma reivindicação finita. Você age com amor e se dissolve nos ritmos do Infinito sem hesitação.

©The Teachings of Yogi Bhajan

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.