Meditações 2020

Palestra Yogi Bhajan: Auto compaixão Em nossa oração sikh, dizemos: “Jinna veik ki andett githa.”

 

Aqueles que viram e não o vêem, por seu grande trabalho, dizem: “Wahe Guru”.

———-Você vê algo, então como pode fazê-lo que ainda não o viu? Se um médico vê câncer em alguém, ele não se torna o câncer. Ele vê e pode remediá-lo, ou pode aconselhá-lo, ou pode ignorá-lo, ou pode ser grato por não tê-lo.

———-O status mais alto que um homem pode gozar na vida humana é a auto-compaixão. Não estou pedindo que você seja compassivo com os outros; Estou pedindo a vocês que tenham compaixão de si mesmos. Essa é a chave da felicidade. O portão para a felicidade é auto-compaixão.

———-Se você tem esse mal-entendido de que deve ser compassivo com os outros, está se enganando. Compaixão não significa nada para os outros; esse é o seu drama, é o seu ato e é para você. Seja extremamente compassivo consigo mesmo e não se entregue a incômodos desnecessários e sobrecarregue seus nervos, sua mente e sua vida.

———-As pessoas dizem: “Tenha compaixão. Seja compassivo ”Isso significa ter compaixão por alguém. Se você quiser ser compassivo, seja compassivo consigo mesmo. Outros podem lidar com sua vida. É a sua vida, e você deve lidar com isso e isso se chama Divindade de Deus.

———-No seu comportamento total como ser humano, você aprendeu uma coisa: ser compassivo. Toda religião ensina: seja compassivo com os outros. Seja prestativo com os outros, seja gentil com os outros, mas sempre seja compassivo consigo mesmo. Seja bom com os outros, seja útil com os outros, seja amigável com os outros – todos os adjetivos são bons, mas nunca seja compassivo com alguém quando você não é compassivo. Você é totalmente um hipócrita.

Hipocrisia significa quando você não é real ou finge ser real quando não é real. Isso acontecerá apenas quando você não tiver compaixão de si mesmo, porque o quarto centro garante ser compassivo ou apaixonado por si mesmo. Não permite isso para mais ninguém. Paixão e compaixão são dois lados da mesma moeda e são para o eu. Se eu não sou apaixonada por mim mesma, não posso amar ninguém de verdade. Se não sou compassivo comigo mesmo, não entenderei nada, ponto final.

———-Você não deve entender os sentimentos da outra pessoa de maneira precisa, intuitiva, se não for compassivo consigo mesmo, ponto final. Sua amizade não vai durar, seu relacionamento não vai durar, isso, isso não vai durar, porque se você não tem paixão pela vida e compaixão por si mesmo, não sabe o que é a vida.

———-A linguagem do coração

———-Podemos conversar, jogar jogos, usar palavras, ser diplomáticos – há maneiras pelas quais você pode se dar bem, mas lembre-se, a linguagem do coração pode ser lida no rosto. O que quer que esteja em seu coração deve aparecer no rosto e ninguém tem controle. Você pode mentir, tudo bem, e a outra pessoa não pode ler sua aura, está tudo bem. Mas o que está em seu coração, você será forçado a mostrá-lo através do seu rosto e que não pode se esconder.

———-Normalmente, o casamento não dura, porque se você não encontrar a raiz de sua paixão e compaixão, nunca poderá se encontrar. Você precisa encontrar sua própria raiz, a própria fonte de sua paixão, a própria fonte de sua compaixão, se quiser se encontrar. Portanto, o centro do coração é muito importante.

© The Teachings of Yogi Bhajan

Meditação do Lótus aberto do coração

Fortalece e cura o Centro do Coração.

Postura: Sente-se em uma postura meditativa.

Mudra: Traga as mãos numa posição para formar uma flor de lótus aberta (Mudra de lótus) na frente do Centro do Coração. Una a base das palmas. O primeiro segmento dos dedos mínimos e dos polegares tocam as laterais dos dedos correspondentes. Os outros dedos permanecem retos e bem abertos, como um lótus florescendo. As palmas estão voltadas uma para outra e abertas para o céu.

Olhos: na ponta do nariz

Mantra: Entoe Humee Hum Brahm Hum.

———-Muitos sentimentos passarão através de você enquanto o Centro do Coração se fortalece e velhas feridas começam a se misturar com a corrente de som. As partes endurecidas de seu coração e as velhas defesas começaram a cair. Confie em si mesmo. Imerja a si mesmo na presença do coração aberto. Estamos mais alinhados ao nosso verdadeiro Ser quando temos a força para estarmos abertos e nos conectar com todas as pessoas, com todas as coisas e com tudo no Universo. É nesta conectividade que alcançamos a unicidade. Seja verdadeiro e esteja presente enquanto canta e habita na corrente de som.

Tempo: Continue por 31 minutos.

Para finalizar: Inspire, suspenda a respiração e expire. Repita mais duas vezes. Sente-se absolutamente quieto por 1 minuto. Sinta tudo. Então, mova os ombros e braços e relaxe.

Esta Meditação pode ser encontrada no livro The 21 Stages of Meditation, disponível através do KRI

© The Teachings of Yogi Bhajan

Cadastre-se em nossa

Newsletter

Copyright [AKYM BR] – Associação Nacional de Professores de Kundalini Yoga.